T-Cross Sense x Nivus Comfortline: qual dos VW vale mais a pena?
A Volkswagen anunciou na última semana a venda do T-Cross Sense para o público em geral. Essa versão do seu SUV compacto, até então, era exclusiva para pessoas com deficiência (PCD). Contudo, desde que os preços começaram a subir vertiginosamente para todos os carros, ficou inviável mantê-lo dentro do limite de R$ 70 mil.
Agora, o T-Cross Sense é vendido para qualquer consumidor por R$ 92.990. Esse valor é R$ 5.560 inferior ao exigido pela marca para levar para casa o Nivus Comfortline, que sai por R$ 98.550. Por uma diferença não tão grande levando em conta os valores absolutos, qual a melhor opção para levar para sua garagem? Veja abaixo o comparativo.
Motorização e desempenho
Nesse sentido, os carros são iguais. Ambos usam o mesmo conjunto mecânico. Isso significa motor 1.0 turboflex de até 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm, dados quando abastecidos com etanol.
A tração é sempre dianteira com sistema eletrônico que simula o bloqueio de diferencial (XDS), usando os freios e transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas pela alavanca.
A diferença de desempenho é quase irrisória. O Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h. Já o T-Cross pede 10,4 segundos para fazer o mesmo percurso e chega a 184 km/h.
Espaço
Aqui depende um pouco do que é mais importante para você, apesar de ser contrastante. Os dois são produzidos sobre a plataforma modular MQB, porém o T-Cross usa a mesma base do Virtus, com entre-eixos de 2,65 m, enquanto o Nivus usa a do Polo, com 2,56 m.
Na prática, se você precisa de mais espaço para os ocupantes, ou seja, anda com mais gente, mas nem tanta mala, o T-Cross te oferece mais espaço. Em compensação, o porta-malas é sensivelmente menor. São 373 litros contra 415 litros do Nivus, que por outro lado tem menos espaço para as pernas de quem vai atrás.
Tecnologia e equipamentos
Em termos de tecnologia, o Nivus claramente está melhor posicionado. Isso porque, para levar o T-Cross Sense, o cliente precisa estar ciente de que o carro é despojado da maioria dos itens de comodidade e conforto, além de tecnologia.
O T-Cross Sense não traz sistema de som nenhum, enquanto o Nivus de entrada conta com a central Composition Touch, que tem integração com smartphones.
Além disso, o Nivus Comfortline oferece o sensor traseiro, a câmera de ré, o piloto automático e o sensor de pressão nos pneus - itens que o T-Cross Sense não tem. Como um pacote de opcionais, ainda proporciona a central VW Play, frenagem autônoma de emergência e ACC.
O Nivus traz também rodas de liga leve de 16 polegadas, enquanto o T-Cross vem com rodas de ferro com calotas. Ambas, porém, têm como medida 205/60 R16.
O T-Cross Sense leva vantagem em oferecer faróis auxiliares de neblina, mas isso porque ele tem lâmpadas halógenas, enquanto o Nivus traz de LEDs, o que melhora a capacidade de iluminação.
Veredito
Se você precisa realmente de um SUV com custo mais baixo, talvez o T-Cross Sense seja uma boa opção. Mas, de maneira geral, vale a pena desembolsar cerca de R$ 6 mil a mais pelo Nivus, que entrega um pacote que faz jus à diferença de valor entre os dois carros e ainda pode ser melhorado, caso o cliente esteja disposto a gastar mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.