FusKombi: perua do Fusca que VW nunca lançou existe e viraliza nas redes
Anos após sua aposentadoria, Fusca e Kombi, os dois carros refrigerados a ar mais icônicos da Volkswagen, reúnem até hoje uma legião de fãs no mundo inteiro.
Não é de hoje que entusiastas da dupla levam a paixão mais longe e criam customizações que combinam os dois tipos de carroceria. Tais projetos são bastante populares na Alemanha, terra natal da VW, e também têm exemplos aqui no Brasil - geralmente batizados como FusKombi.
Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar as mais variadas ideias, que geralmente utilizam a dianteira do Fusca e a traseira da Kombi, que pode ser furgão, picape e perua - variantes do Besouro nunca lançadas oficialmente pela Volks.
Um FusKombi brasileiro tem bombado nas redes com sua pintura "saia e blusa", combinando carroceria alaranjada com teto e rodas brancas.
O projeto chama a atenção pelo cuidado com os detalhes, como as duas janelas laterais basculantes, e até parece ter saído de uma fábrica da Volkswagen nos anos 60.
Realizado pela oficina Garage Web, localizada na capital paulista, este FusKombi é basicamente um Fusca 1300 1968 que, a partir da coluna central, recebeu chapas retiradas de uma Kombi 1985.
Seu idealizador é Eduardo Pavanelli, dono da Garage Web, que diz ter realizado um antigo sonho, às custas de bastante trabalho e uma boa dose de criatividade.
"Eu sonho com esse veículo desde os anos 60, quando era garoto ainda. Meu pai tinha comprado uma perua DKW Vemaguet, que me encantou pelo aspecto, mas o carro soltava uma fumaça desgraçada e foi vendido alguns dias depois".
O empresário lembra que em seguida o pai adquiriu um Fusca 1966, cuja mecânica, simples e robusta, chamou sua atenção.
"Eu sempre pensei: 'imagina essa perua com a mecânica da Volks'. Isso não saiu mais da minha cabeça e dei início ao projeto há cerca de quatro anos", relata o proprietário da Garage Web. De acordo com Pavanelli, foram necessárias cerca de 400 horas de trabalho apenas com funilaria, sem contar mecânica, desenvolvimento, pintura e tapeçaria, até a recente conclusão da empreitada. Ele nem arrisca a falar do custo total.
"Quis juntar tudo o que era dos anos 60, como as cores vermelha Cerâmica e branca Pérola, as lanternas traseiras arredondadas, e o painel simples, como o de um utilitário da época. Tem apenas velocímetro, marcador de combustível e porta-luvas".
Trabalho artesanal
O interior segue o estilo minimalista, com tapeçaria toda de tecido bege com detalhes marrons, enquanto na traseira existem duas tampas, como na Kombi: uma para o porta-malas e outra para o compartimento do motor, logo abaixo.
Ele explica que a conclusão levou bastante tempo por se tratar de um trabalho artesanal, baseado na tentativa e erro, posto que a carroceria da Kombi é mais larga e alta do que a do Fusca.
"A base toda do carro é o Fusca. Portanto, redimensionamos as janelas, o teto, a tampa traseira e a tampa do motor. Tudo para deixar as peças bem alinhadas e a aparência, harmônica".
Como o projeto do FusKombi resultou em um veículo inédito, feito a partir de um Fusca, foi necessário providenciar documentação específica para carros modificados e artesanais.
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