Topo

Novo Hyundai Creta: tudo o que sabemos sobre a nova geração do SUV compacto

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

24/07/2021 04h00

A Hyundai está aos poucos revelando a segunda geração do Creta. O modelo, apesar de ter sido altamente modificado mantém a mesma plataforma da primeira e bem-sucedida geração do SUV compacto, a J5 herdada da quinta geração do Elantra.

O modelo chega às lojas no último trimestre de ano, mas deve ser apresentado para a imprensa entre agosto e setembro, com uma série de novidades grandiosas para o modelo que caiu no gosto do público brasileiro impulsionado pelo sucesso da linha HB20.

A maior novidade, claro, está no visual que foi totalmente remodelado. O modelo no primeiro momento sofreu várias críticas quando surgiu na figura do ix25, na China.

A versão brasileira será, em grande parte, a mesma vendida na Rússia. O modelo já foi flagrado durante filmagens comerciais por aqui. A traseira é a mesma e a dianteira tem pequenas diferenças em relação ao modelo russo. O que ficou claro é que a Hyundai não retrocedeu apesar das críticas.

Hyundai Creta - Divulgação - Divulgação
Interior do novo Creta
Imagem: Divulgação

Equipamentos

Em termos de equipamentos, o novo Creta virá bem mais equipado para atender ao segmento e se equiparar aos rivais. A principal novidade é o sistema Bluelink. Ele permite, por meio de app no smartphone se conectar ao carro e controlar funções.

Entre as possibilidades é possível ligar o carro a distância para antecipar a climatização, acessar a telemetria de consumo e autonomia e travar ou destravar o veículo, entre outros.

O carro ganhou também, ao menos nas versões mais completas, um painel virtual de TFT com tela de 7 polegadas. Nela também está parte do sistema de segurança, o SmartSense.

Ele introduz no Creta a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e detecção de pedestres, alertas de saída da faixa de rodagem e de ponto cego e detecção de fadiga do motorista.

Antes com seis airbags apenas para as versões mais completas, agora o modelo passará a contar com o item em todas as versões para competir em pé de igualdade com os demais rivais. As versões de topo terão teto solar panorâmico.

Melhor acabamento

Uma das reclamações do Creta, o acabamento interno vai passar por melhorias e ficará mais requintado. Além disso, vai adotar uma nova central multimídia de 10,25 polegadas, que segundo a Hyundai é a maior do segmento. O sistema vai continuar oferecendo integração a Android Auto e Apple CarPlay.

Pelas imagens da versão russa é possível ver como o acabamento está melhor, com menos plástico. O modelo também tem um volante novo, diferente do usado no HB20, como já acontecia nas gerações anterior. O console central e os comandos do ar-condicionado virão com acabamento preto brilhante.

Motores

Para a motorização a Hyundai também preparou mudanças. O Creta vai começar aposentar o bom, mas cansado motor 1.6 de até 130 cv e 16,5 mkgf.

Ele será substituído na maioria das versões pelo 1.0 turboflex com injeção direta que rende 120 cv e 17,5 mkgf. O câmbio automático de seis marchas será mantido na combinação.

Apesar de oferecer em alguns mercados o novo Creta com um motor 1.4 turbo a gasolina de 138 cv e 24,7 mkgf, nas versões de topo, por enquanto, a marca irá manter o 2.0 aspirado de 166 cv e 20,5 mkgf. Aqui também o câmbio de seis marchas foi mantido.

Hyundai Creta - Divulgação - Divulgação
Hyundai Creta
Imagem: Divulgação