Fiat Pulse: o que SUV do BBB herdou dos 'irmãos' Strada, Argo e Toro
Com lançamento previsto para setembro ou outubro deste ano, o Fiat Pulse já teve vários detalhes revelados pela respectiva fabricante - alguns deles durante o programa "BBB 21" (TV Globo). Dentre eles, boa parte do interior do novo SUV compacto, divulgada na última segunda-feira (26).
Embora a Fiat afirme que o inédito utilitário esportivo conta com plataforma "totalmente nova", fotos e vídeos deixam evidente que o Pulse traz vários elementos mecânicos, tecnológicos, estruturais e de estamparia em comum com o Argo. Além disso, "empresta" itens de outros veículos da Stellantis, como Fiat Toro e Strada - bem como Jeep Compass.
Começando pela cabine, logo percebe-se que equipamentos como comandos das travas e vidros elétricos, bem como hastes dos limpadores do para-brisa e dos piscas são idênticos aos utilizados em outros veículos da Fiat e da Jeep. Algo totalmente normal na indústria automotiva, inclusive entre marcas de luxo, para otimizar os custos de produção.
Contudo, algumas peças menos óbvias saíram diretamente de outros veículos ou são versões modificadas. O painel de instrumentos digital em tela de sete polegadas, de série na versão de topo do Pulse, é idêntico ao utilizado na nova Fiat Toro 2022.
Além disso, a central multimídia de 10,1 polegadas que virá no Pulse mais completo também é igual em tamanho e interface à adotada pela Toro - a única diferença é que, no SUV, ela tem orientação horizontal, do tipo "flutuante", enquanto na picape a tela é vertical, como um tablet.
Nas configurações mais simples e intermediária, o painel do Pulse é analógico e tem a mesma tela central de 3,5 polegadas do computador de bordo disponível no Argo e no Cronos.
Por sua vez, o volante do novo utilitário esportivo da Fiat traz "almofada" do airbag aparentemente inédita, mas que na prática é uma variação do desenho que estreou no novo Compass. Já os comandos na direção são basicamente os mesmos utilizados no Renegade, também da Jeep.
A exceção fica por conta do botão vermelho com a inscrição Sport no lado esquerdo do volante do SUV, que ajusta acelerador e câmbio para uma tocada mais esperta.
Por falar no Compass, a seção central do painel do Pulse é claramente uma variação simplificada daquela disponível no Jeep: tem dois difusores de ar posicionados abaixo da multimídia e comandos do ar-condicionado em forma de régua, logo acima do console central.
Vale destacar que a Stellantis fez questão de projetar saídas de ar exclusivas para o Pulse, diferentes das peças arredondadas encontradas no Cronos e no Argo. O acabamento interno também é diferente do aplicado no sedã e no hatch compactos.
Motor da Fiat Strada
Quanto ao trem de força, as versões de entrada e intermediária do novo SUV vêm com o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv que equipa Argo, Cronos e Strada, bem como o câmbio manual de cinco marchas. Só que o Pulse com essa motorização também poderá ser equipado com uma transmissão do tipo CVT.
Já a configuração mais cara vai traz o inédito 1.0 turbo flex de três cilindros, com cerca de 120 cv e 20 kgfm, sempre acompanhado de câmbio automático de seis velocidades. Essa versão será comercializada com o mesmo bloqueio eletrônico de diferencial da Strada.
Em relação à estamparia, o Pulse deixa claro o parentesco com o Argo: portas, vidros laterais, teto, vidro traseiro, para-lamas e até a moldura das lanternas traseiras são iguais aos do hatch - embora a carroceria seja mais alta e a distância entre-eixos, cerca de 1 cm mais longa.
A Fiat afirma que a plataforma MLA utilizada no Pulse traz reforços estruturais, suspensões e sistema de direção diferentes dos utilizados na dupla de compactos da marca - o que não impedirá que essas melhorias sejam aplicadas em futura atualização de Argo e Cronos.
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