Velozes e Furiosos: como Lamborghini caçado por submarino virou barganha
Uma das cenas mais insanas da franquia "Velozes & Furiosos" exibe, no oitavo filme da série, a perseguição de um submarino nuclear russo a um Lamborghini Murciélago laranja com o personagem Roman Pearce, interpretado por Tyrese Gibson, ao volante.
Na trama, o cupê afunda no mar gelado. Um dos dois carros usados nas filmagens está na Inglaterra e acaba de ser adquirido por uma barganha antes de passar por restauração.
Quem conta a história em conversa com UOL Carros é o youtuber britânico Scott Chivers, que conferiu o esportivo pessoalmente em Londres, antes de o cupê italiano ser enviado para os Estados Unidos.
De acordo com Chivers, do canal Ratarossa, o Lambo 2002 foi adquirido por Freddy Hernandez, também youtuber, morador de Los Angeles (EUA) e responsável pelo canal Tavarish.
"Esse carro foi parar na Inglaterra para participar de eventos relacionados à série de filmes. Por alguma razão, acabou ficando aqui e um amigo encontrou o Lamborghini".
Segundo o inglês, Hernandez pagou 60 mil libras (cerca de R$ 426,5 mil) pelo carro e por itens de acabamento interno - valor bem inferior ao de mercado, considerando que um exemplar do mesmo ano, equipado com câmbio manual como o carro do longa-metragem, custa em torno de 140 mil libras (R$ 995 mil) no Reino Unido.
As unidades manuais são as mais valorizadas.
Detalhe: Tavarish já é dono do outro Murciélago utilizado no filme, adquirido há cerca de dois anos e que hoje está cedido ao museu automotivo Petersen, em Los Angeles.
Contudo, nem tudo são flores: o exemplar que acaba de ser adquirido está bem detonado e perdeu itens importantes em relação ao cupê original de fábrica.
O motor 6.2 V12 naturalmente aspirado de 580 cv já não está mais no cofre traseiro, substituído por uma unidade V6 da Jaguar, com especificações desconhecidas. A transmissão manual de seis marchas foi trocada por outra, de cinco velocidades.
O painel de instrumentos também já não é o que veio da fábrica; não há mais retrovisores externos; a chave é de um modelo da Toyota; e várias e caras peças de acabamento feitas de fibra de carbono estão faltando. Para completar, o volante igualmente não é original e revestimentos da cabine exibem evidente desgaste.
"A boa notícia é que Tavarish já tem o motor e o câmbio originais deste mesmo Murciélago, que havia adquirido antes mesmo de encontrar o carro na Inglaterra.
"Esses itens custaram mais 15 mil libras [R$ 106,6 mil]", relata Chivers - especializado em encontrar Ferraris usadas em mau estado e com preço baixo para reformá-las na garagem de casa.
Embora o valor já gasto no projeto seja relativamente baixo para um Lamborghini, Scott prevê que haverá consideravelmente mais gastos para devolver o esportivo à velha forma. Ele não sabe dizer quando nem onde o motor e outros itens originais foram substituídos.
Peças custam o triplo de itens da Ferrari
"A restauração exigirá muito trabalho e dinheiro. Para você ter uma ideia do quanto os preços de peças da Lamborghini são altos, o painel interno de fibra de carbono de uma das portas custa em média 15 mil libras, cinco vezes o valor do mesmo componente de uma Ferrari 360 Challenge Stradale".
Consertar um Lambo é caro, mas valerá a pena: quando terminar o projeto, Tavarish terá dois dos exemplares mais icônicos e, provavelmente, caros do Murciélago.
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