De Audi a Ranger: o que Ítalo Ferreira dirige quando está fora do mar
Primeiro brasileiro medalhista olímpico no surfe com o ouro na disputa do masculino, Ítalo Ferreira conduz bem também quando não está domando suas pranchas nas ondas.
O potiguar, que é um dos melhores do mundo no que faz, tem um gosto diferente para carros e é patrocinado pela Ford no Brasil.
Quando está em Baía Formosa (RN), onde vive quando não está viajando o mundo atrás de ondas, Ferreira tem um veículo próprio para transportar sua pranchas e o equipamento de surfe.
É uma Ford Ranger da versão XLT, que foi toda personalizada por um artista plástico a pedido do atleta. Além disso, o modelo recebeu uma suspensão elevada, novas rodas de liga leve e pneus com pegada mais de off-road para não atolar quando está na areia.
Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, a picape se tornou o carro-chefe da montadora no País em termos de vendas. Produzida na Argentina, parte de R$ 183.850 na versão cabine simples XL com motor 2.2 turbodiesel.
Na versão XLT, que é a que Ítalo tem, a Ranger usa um motor 3.2 de cinco cilindros, turbodiesel, que rende 200 cv e 47,9 mkgf. A transmissão é automática de seis marchas e a tração 4x4 com reduzida.
Um exemplar zero quilômetro da picape nessa versão sai por R$ 253.390. Além do conjunto mecânico citado acima, o modelo tem central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com telas de TFT coloridas, faróis full-LEDs e sete airbags.
Além de ser patrocinado, Ítalo chegou a ser embaixador da Ford no Brasil na época do lançamento do novo Ecosport. Nas redes sociais, ele têm fotos com o Ecosport Storm. O modelo era a única versão que havia restado com o motor 2.0 aspirado e tração integral sob demanda nas quatro rodas.
O surfista também gosta de se divertir no tempo livre com veículos fora de estrada. Ele tem na garagem uma moto Honda CRF 250F. O modelo usa o mesmo motor da Twister, mas é alimentado apenas com gasolina e rende 22,2 cv e 2,2 mkgf. O câmbio é de cinco marchas e a linha 2022 que acabou de chegar às lojas custa R$ 17.550.
Além disso, ele tem um UTV, que é uma espécie de veículo off-road derivado dos quadriciclos. O modelo de Ítalo é um Can-AM Maverick X3 Max, que tem quatro lugares. Há duas versões à venda no Brasil com preços iniciais de R$ 154.990 e R$ 205.990.
Nos dois casos, o motor é um três cilindros de 900 cm³ turbo, a gasolina, que com diferenças de ajuste rende 172 cv e 195 cv, respectivamente. Eles têm outras mudanças entre eles, como suspensão e equipamentos, mas são a base de veículos usados para a disputa de ralis como o Sertões e o Dakar.
Medalhista chegou de Audi ao País
Após conquistar a medalha, Ítalo Ferreira voltou ao Brasil para celebrar a vitória com a família no Rio Grande do Norte, onde vive. O atleta desembarcou no aeroporto e se dirigiu a Baía Formosa em um Audi RS Q3 Sportback.
O modelo é uma novidade da marca alemã no País. Ele mescla a carroceria de SUV com a de cupê para dar mais estilo ao automóvel. UOL Carros já avaliou o modelo na sua versão SUV "convencional". O preço inicial dele é de R$ 565.990 na linha 21/21. Quem quiser um "descontinho" pode levar o 20/21 por R$ 512.990.
Sob o capô, o SUV esportivo traz um motor cinco cilindros de 2,5 litros turbo, que rende 400 cv e 48,9 mkgf. A transmissão é automatizada de sete marchas e duas embreagens e a tração é a integral, batizada de Quattro pela Audi.
Com esse conjunto, o pequeno SUV esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.