Belina Highlander: como perua esmagada por árvore escapou de virar sucata
Em dezembro do ano passado, UOL Carros contou a história por trás do vídeo viral de uma Ford Del Rey Belina literalmente achatada, contudo ainda em condições de rodar, apesar dos danos.
Na época, contamos que a perua dourada, modelo 1989, tinha sido atingida poucos dias antes por um eucalipto com cerca de 35 metros de altura, que caiu para o lado errado durante o respectivo corte.
O acidente, que não deixou vítimas além do pobre carro, aconteceu em uma chácara de São Francisco do Sul - município do Litoral Norte de Santa Catarina.
A gravação virou meme pelo fato de o proprietário aparecer dirigindo o veículo, logo após o susto, com parte do corpo para fora da janela, de tão retorcido que o veículo estava. Saiba que a Belina "Highlander" ainda tem muita lenha para queimar e continua pegando no batente, mas com nova configuração.
Conversamos com o aposentado Pedro José Schmitz, de 69 anos, dono da perua. Ou seria agora uma Pampa, a picape do Ford Corcel II, do qual também deriva a Belina?
"Cerca de um mês após o acidente, no início deste ano, mandei a Belina para um latoeiro [funileiro] amigo meu desamassar a carroceria, cortar o teto e remover as portas. Só que não arrumei para passear e sim para trabalhar na chácara onde caiu a árvore, que é minha e cujo terreno transformei em loteamento", conta.
Segundo Schmitz, a numeração do chassi foi cortada para dar baixa na documentação, o que foi realizado em seguida, afirma.
"Ela ainda está muito boa de mecânica, sempre cuidei bem. Agora só uso dentro da chácara, onde o veículo puxa toras de madeira e carrega ferramentas e pedaços de concreto para demarcar os terrenos do loteamento, que eu comercializo".
Pedrinho, como o aposentado é conhecido em São Francisco do Sul, diz ter pago R$ 600 para "transformar" sua Belina, cuja traseira, agora convertida em caçamba, chegou a pegar fogo enquanto a carroceria era cortada pelo amigo funileiro.
"Quase incendiou a minha casa", lembra.
O sonho de Schmitz agora é comprar outra Belina, em bom estado e com os documentos em dia, para ir à praia e, se precisar, pegar uma estrada.
Ele diz ter encontrado uma igualzinha à sua, com apenas 11 mil km rodados, só que muito cara para seu orçamento.
"Estão pedindo R$ 30 mil nela. Quem sabe eu consigo comprar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.