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Por que Onix voltou a ser fabricado, mas não deverá retomar liderança

Antigo líder, Chevrolet Onix estava sem ser fabricado desde 5 de abril por falta de semicondutores e volta bem atrás da Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil - Murilo Góes/UOL
Antigo líder, Chevrolet Onix estava sem ser fabricado desde 5 de abril por falta de semicondutores e volta bem atrás da Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/08/2021 04h00

Carro mais vendido do Brasil de forma ininterrupta entre 2015 e 2020, o Chevrolet Onix retoma hoje a produção em Gravataí (RS), parada durante cinco meses em 2021 devido à falta de semicondutores.

Tanto o hatch quanto o sedã Onix Plus, também proveniente da unidade gaúcha, não tiveram uma unidade sequer fabricada desde 5 de abril. Isso sem contar outros 20 dias de férias coletivas concedidas pela General Motors em março, por conta do mesmo problema - que tem afetado outras marcas, com intensidades diferentes.

O longo tempo de interrupção cobrou seu preço: considerando o período de janeiro a julho, o Onix caiu para o sexto lugar no ranking de emplacamentos, com 42.894 unidades comercializadas. Está bem distante da líder Fiat Strada, que acumula 70.502 vendas no mesmo período.

Fábrica da GM em Gravataí (RS) retoma produção de Onix e Onix Plus inicialmente em apenas um turno - Divulgação - Divulgação
Fábrica da GM em Gravataí (RS) retoma produção de Onix e Onix Plus inicialmente em apenas um turno
Imagem: Divulgação

A missão de retomar o lugar que foi seu ao longo dos últimos seis anos, portanto, será difícil, caso a picape compacta mantenha o ritmo de produção e vendas em 2021: em menos de quatro meses e meio até dezembro, o hatch terá de zerar uma diferença superior a 27,6 mil veículos.

Isso sem contar que a produção no Rio Grande do Sul recomeça com apenas um turno - a fábrica já chegou a trabalhar em três turnos no passado.

Contudo, a depender de como a concorrência e a própria GM irão lidar com a escassez de microchips nos meses que ainda restam, buscar a ponta entre os carros de passeio já em 2021 não parece ser inatingível. O Hyundai HB20, segundo colocado no ranking geral, soma 53.205 emplacamentos, seguido por Fiat Argo (52.797), Jeep Renegade (47.462) e Fiat Mobi (47.413).

Por outro lado, o Onix Plus, 13º carro mais vendido, com 29.573 exemplares emplacados nos primeiros sete meses, não perdeu a liderança entre os sedãs compactos; está bem distante do Volkswagen Voyage, segundo colocado na respectiva categoria, com 15.214 unidades comercializadas.

Quanto Onix e Onix Plus deixaram de vender

Onix Plus e Onix mantiveram durante parada na produção o market share registrado no início deste ano - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Onix Plus e Onix mantiveram durante parada na produção o market share registrado no início deste ano
Imagem: Murilo Góes/UOL

Analisando os números, a dupla da Chevrolet não ficou tão atrás dos seus rivais diretos porque, durante o tempo em que deixou de ser produzida, manteve a participação de mercado registrada em janeiro e fevereiro - quando ainda não tinha sido afetada pela falta de semicondutores.

O Onix, por exemplo, somou 20.827 emplacamentos nos dois primeiros meses deste ano, o que corresponde a 8% de todas as vendas de carros de passeio no período; já o Onix Plus, com 13.640 unidades, teve market share de 5,3%.

Para manter os 8% de março a julho, o hatch teria de vender 21.627 unidades e superou o montante em 439 veículos; já o sedã, para seguir com os 5,3% de participação, precisava de 14.164 vendas e teve quase 16 mil emplacamentos nestes cinco meses.

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O seja: o estoque foi suficiente para compensar a paralisação.

Ainda assim, a GM terá de tomar providências para buscar a liderança em 2021 se assim quiser, na avaliação de Cassio Pagliarini, da consultoria Bright Consulting.

"Nestes meses sem produção, rivais como o Fiat Argo ganharam espaço e vão tentar manter essa conquista. Com isso, a GM terá de adotar um plano de vendas agressivo, especialmente no varejo, com promoções, descontos e crédito facilitado. A concorrência não vai deixar barato".