Topo

Hyundai finalmente troca motor 1.6 aspirado por 1.0 turbo na linha do HB20

HB20X e demais versões 1.6 de HB20 e HB20S deixam de ser oferecidas para dar lugar ao motor 1.0 turbo flex de 120 cv - Divulgação
HB20X e demais versões 1.6 de HB20 e HB20S deixam de ser oferecidas para dar lugar ao motor 1.0 turbo flex de 120 cv Imagem: Divulgação

Alessandro Reis e José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/08/2021 13h22

Responsável pela menor parte das vendas de HB20 e HB20S, o motor 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm deixará de ser oferecido assim que acabarem os estoques nas concessionárias da Hyundai.

Conforme a montadora sul-coreana confirmou hoje para UOL Carros, esse propulsor "está sendo descontinuado da linha HB20, sendo substituído pelo já existente 1.0 TGDI", turbo flex. Não sabemos se o aventureiro HB20X, que, desde o lançamento da atual geração, em 2019, tem sido disponibilizado exclusivamente com o motor de 1,6 litro, manterá esse propulsor ou também se renderá ao turbo.

A marca sul-coreana acrescenta que a troca do motor não está relacionada com o lançamento da nova geração do Creta, equipada exclusivamente com o 1.0 TGDI de 120 cv e 17,5 kgfm ou o 2.0 bicombustível aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm.

"É apenas uma estratégia comercial de ter o motor turbo em mais versões da família HB20", afirma a fabricante, por meio de nota enviada à reportagem.

Mais cedo, Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai do Brasil, já tinha sinalizado que o Creta de entrada, com carroceria antiga, passará a ser o único modelo da marca a manter o 1.6 sob o capô em nosso mercado.

O Hyundai Creta 2022 foi lançado hoje, com novo visual e novidades mecânicas. Confira os preços, as versões, os equipamentos e as informações técnicas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.