Resgate aéreo de SUV que Toyota teme ver nas mãos do Talibã causa polêmica
Imagens de um Toyota Land Cruiser sendo retirado do Afeganistão em um avião militar britânico ao lado de pessoas que buscam asilo em outros lugares do mundo têm causado polêmica. A saída em massa da capital afegã Cabul se deve ao retorno do Talibã ao poder após 20 anos, e a expectativa de que um novo regime autoritário possa vir a ocorrer no país em breve.
Por isso, as fotos do Land Cruiser no avião irritaram usuários de redes sociais, devido ao fato do veículo estar tirando o lugar de pessoas que necessitam de transporte para deixar Cabul. O modelo aparece ao lado de civis e de soldados britânicos, que fazem sua patrulha.
Uma das pessoas que se utilizou das redes para criticar a atitude foi o comediante Ricky Gervais. "Eles resgataram a p*rra de um carro? Que vergonha", escreveu ele em seu Twitter.
Outro internauta também achou absurda a postura do Reino Unido: "alguém mais acha estranho que os EUA possam evacuar 16.000 pessoas em 24 horas, mas o melhor dia do Reino Unido até agora tenha sido de apenas 2.000? Existem apenas 2 fluxos para o lado militar do aeroporto de Cabul: Reino Unido e EUA. O Reino Unido tem 8 C17s, os mesmos aviões que os EUA estão usando. É um voo de 3 horas para Doha (no Catar, onde fazem escala)".
Porém, desde a veiculação da imagem, autoridades têm insistido que o carro da Toyota era um veículo diplomático e que havia espaço vazio no voo.
No entanto, o ex-militar e ativista dos direitos dos animais, Paul 'Pen' Farthing, tentou organizar junto ao exército britânico um plano para retirar cerca de 200 animais domésticos do local para o Reino Unido, evitando seu sacrifício.
Esta iniciativa, batizada de "operação Arca", acabou recebendo sinal vermelho do governo. O Secretário de Defesa, Ben Wallace, afirmou que, embora Farthing e sua força de trabalho tenham recebido ofertas de lugares em um avião, ele não priorizará animais "acima de homens, mulheres e crianças em necessidade".
O ativista Dominic Dyer chegou a dizer em seu Twitter: "o Ministério da Defesa está sabotando Pen Farthing, pessoas e a missão de resgate dos animais de Cabul enquanto transporta carros de volta em aviões de carga vazios. Não tenho palavras para explicar a raiva sobre esta desgraça nacional".
O motivo para o transporte do Land Cruiser é o fato de o governo britânico tentar evitar que o veículo seja utilizado pelas forças do Talibã no futuro. A organização tem o histórico de adquirir veículos ilegalmente para o uso militar, e deixar o Toyota no local poderia ser um risco já que se trata de um modelo moderno de posse do exército do Reino Unido.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.