Topo

Ônibus autônomo da Toyota atinge atleta na Paralimpíada; serviço é suspenso

Toyota e-Palette - Divulgação
Toyota e-Palette Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

30/08/2021 10h47

Novidade da Toyota para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, o e-Palette - um veículo elétrico e autônomo - atingiu uma pessoa enquanto cumpria seu itinerário na última quinta-feira.

O objetivo da frota do e-Palette feita pela fabricante era mostrar o futuro dos serviços de mobilidade da montadora, porém o incidente acabou fazendo com que a todas as suas operações fossem suspensas. De acordo com uma versão oficial sobre o ocorrido, o veículo atingiu um pedestre com deficiência visual que estava "prestes a cruzar uma faixa de pedestres".

Entretanto, de acordo com o comunicado oficial, no momento do choque o operador humano do veículo estava no controle. A pessoa atingida era um atleta, e o impacto foi "a cerca de um ou dois quilômetros por hora". Não houve ferimento.

CEO da Toyota, Akio Toyoda disse à Reuters: "isso mostra que os veículos autônomos ainda não são realistas para estradas normais".

O Toyota e-Palette foi anunciado na CES em 2018 e estreou no Salão Automóvel de Tóquio de 2019. Para as Olimpíadas, foi usado como um serviço de ônibus circular para transportar as pessoas ao redor do complexo olímpico durante os jogos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.