Porsche inicia construção de 1ª fábrica comercial de gasolina sem petróleo
Em uma união com a Siemens Energy, a Porsche anunciou a construção de sua primeira fábrica para a produção de um combustível quase neutro em carbono, conhecido como eFuel ou gasolina sintética. A estrutura está localizada em Punta Arenas, Chile, e sua inauguração ocorreu na última sexta-feira (10).
O local deverá produzir cerca de 130 mil litros de eFuel em 2022. A capacidade será expandida em duas etapas para cerca de 55 milhões de litros até 2024 e aproximadamente 550 milhões de litros até 2026. Para a produção local, as licenças ambientais necessárias foram obtidas pela empresa chilena de projetos Highly Innovative Fuels.
Chamado da Haru Oni, o projeto aproveita as condições climáticas perfeitas para a energia eólica na província de Magallanes, no sul do Chile, para produzir o combustível virtualmente neutro em carbono, usando energia eólica verde de baixo custo.
Na primeira etapa, os eletrolisadores dividem a água em oxigênio e hidrogênio verde usando a energia eólica. O CO? é então filtrado do ar e combinado com o hidrogênio verde para produzir metanol sintético - que é convertido em eFuel. Tudo isso sem usar petróleo como matéria-prima.
"Estamos desenvolvendo e abrindo em conjunto a primeira planta integrada comercial em grande escala do mundo para a produção de combustíveis sintéticos neutros em carbono", disse Armin Schnettler, diretor Novos Negócios de Energia da Siemens Energy.
"Agora, no sul do Chile, estamos implementando um dos projetos mais interessantes do setor de energia para o futuro e impulsionando a descarbonização do setor de mobilidade. Isso significa que estamos fazendo uma contribuição importante e rapidamente eficaz para reduzir as emissões de dióxido de carbono no setor de tráfego e transporte."
A Porsche iniciou o projeto e garante que usará o eFuel em seus próprios veículos com motor de combustão.
Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, disse: "isso se encaixa em nossa estratégia de sustentabilidade geral clara. Isso significa que a Porsche como um todo pode ser neutra em termos de CO? líquido já em 2030. Os combustíveis produzidos com energia renovável podem contribuir para isso".
"Nosso ícone, o 911, é particularmente adequado para o uso de eFuels. Mas o mesmo acontece com os nossos veículos históricos tão queridos, porque cerca de 70% de todos os carros esportivos Porsche já construídos ainda estão na estrada hoje."
"Nossos testes com combustíveis renováveis estão tendo muito sucesso. Os eFuels permitirão reduzir as emissões de CO2 fóssil em motores de combustão em até 90%. Entre outras coisas, usaremos o primeiro combustível do Chile em nossos carros de corrida na Porsche Mobil 1 Supercup de 2022."
A produção deverá se iniciar no meio de 2022. Além da Siemens Energy, da HIF e da Porsche, outras empresas como Enel, ExxonMobil, Gasco e ENAP estão participando do projeto Haru Oni.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.