Picapes Ford dos anos 80 guardadas contra hiperinflação são resgatadas
Os anos 80 foram marcados por grandes crises econômicas e hiperinflação em toda a América Latina. Uma das maiores crises aconteceu em 1990, na Argentina, quando a alta nos preços dos produtos e serviços chegou a 20.262% ao ano.
Alguns anos antes, o país vizinho e o Brasil já conviviam com reajustes constantes nos preços, que a renda da maioria dos cidadãos não conseguia acompanhar. Nessa época, um homem, morador da Argentina, decidiu guardar seus bens como investimento: duas picapes Ford F-100, uma 1980 e outra 1985 - ambas atualmente com cerca de 20 mil km rodados.
Os modelos ficaram mais de 40 anos guardados à espera de valorização e agora foram resgatados pelo seu novo dono.
Quem conta a história curiosa é Alexis Monti, o empresário argentino que comprou as "relíquias".
Alexis é um amante e negociante de carros antigos pouco rodados e, no ano passado, comprou um lote de veículos Fiat zerados que permaneceram três décadas em uma concessionária abandonada na Argentina.
Agora, ele adquiriu as picapes, que não estão zeradas, mas também ficaram cerca de 30 anos sem rodar. Elas foram encontradas em estado original, com pintura de fábrica e até mesmo os plásticos que cobriam os bancos quando elas saíram da fábrica. As duas F-100 serão comercializadas pela Kaskote Cars, empresa de Monti, por 36 mil dólares cada ou cerca de R$ 190 mil.
"Foram muitas horas de negociação, o dono não queria se desfazer das picapes que comprou zero-km e guardou como investimento anos atrás. Para alguns, esses tesouros não existem mais, mas seguimos encontrando-os por toda a Argentina", comemora o empresário, que foi até a província de Misiones buscar as picapes, a cerca de mil quilômetros da capital Buenos Aires.
As relíquias
A mais antiga das duas picapes, a F-100 1980, está com 23.845 quilômetros rodados e possui um motor de seis cilindros a gasolina.
Já a F-100 1985 é equipada com motor de 4 cilindros a diesel de 99 cv de potência e 16,9 mkgf de torque. Ela rodou 23.191 km.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.