De VW Fusca a Dodge: os carros que marcaram a carreira de Luis Gustavo
Que Luis Gustavo Blanco foi um dos expoentes da dramaturgia brasileira muitos sabem.
Em seus quase 60 anos de carreira, o ator, morto no domingo passado (19) aos 87 anos, contracenou com veículos que vão de Volkswagen Fusca a Dodge Dart.
Confira os veículos mais marcantes que aparecem em produções com Luis Gustavo na TV e no cinema.
Disputa entre Dodge Dart, Mustang e Mercury Cougar
A cena clássica do filme Beto Rockefeller (1970) mostra uma corrida do Guarujá a São Paulo entre três modelos icônicos da década de 1970. No enredo, Beto, personagem de Luis Gustavo, é um malandro que vive de aplicar golpes. Nessa cena, ele aposta uma corrida contra dois membros da alta sociedade.
Para garantir a vitória, Beto consegue dois Dodge Dart idênticos, um "emprestado" de uma oficina e outro de uma concessionária Chrysler. Assim, ele sai do Guarujá em um carro, viaja de helicóptero até São Paulo e então pega o outro Dart, chegando bem antes dos adversários,
O ponto alto é a disputa entre Dodge Dart, Ford Mustang e Mercury Cougar na praia.
O Dodge 1970 Sedan é equipado com um motor V8 de 198 cv de potência que vai de zero a 100 km/h em 14 segundos.
'Pega' de Honda Benly
A saga de Beto Rockefeller começou em 1968 na novela homônima da TV Tupi que revolucionou a teledramaturgia brasileira por trazer uma linguagem mais próxima daquela dos telespectadores. Na trama, o malandro Beto também aposta um "pega" com um playboy.
O veículo, dessa vez, é uma moto Honda Benly CS 90, equipada com motor de 89,5 cm³ e câmbio de quatro marchas, conjunto que entrega 8 cv de potência máxima.
No LP com a trilha sonora da novela, Luis Gustavo posa com um Ford Mustang Fastback.
Fazendeiro rico a bordo de um Chevrolet Special Deluxe
Décadas mais tarde, foi a vez de Luis Gustavo contracenar com um Chevrolet Special Deluxe, na novela "Alma Gêmea" (2005), da TV Globo. No papel de Romeu, Luis Gustavo surge no meio da trama como avô rico do personagem Roberval (Rodrigo Phavanello), um bom rapaz que sofreu bastante durante a novela.
Um detalhe interessante do modelo de 1940 são as portas traseiras suicidas, que se abrem no sentido inverso ao tradicional.
O Fusca do Mário Fofoca
Mário Fofoca foi outro personagem importante interpretado por Luis Gustavo. O detetive atrapalhado e nada discreto surgiu na novela Elas por Elas, em 1982. Fez tanto sucesso que no ano seguinte deu origem ao filme As Aventuras de Mário Fofoca e virou um seriado da TV Globo. O personagem possuía um Volkswagen Fusca dourado com teto de lona e mais tarde, em 1985, Fofoca reapareceu na primeira versão da novela Tititi.
Em 2010, a novela foi regravada e, mais uma vez, Mário Fofoca esteve presente, então com um Fusca Laranja.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.