Sem ar e à prova de furos: como é o pneu que promete revolucionar carros
A fabricante de pneus Michelin anunciou que está próxima de lançar um novo composto que promete revolucionar a indústria automotiva. Em 2019, a marca exibiu seu primeiro conceito, o UPTIS (sigla em inglês para 'sistema único de pneus à prova de furos'), e agora espera levá-lo ao próximo nível antes de lançá-lo no mercado oficialmente.
O pneu não pode ser avariado por buracos e pedaços pontiagudos, já que não possui ar e é construído de uma maneira diferente do habitual.
Os testes da Michelin ocorrem há alguns anos e são feitos em parceria com a General Motors. Segundo pessoas que já dirigiram carros equipados com esses pneus protótipos, o composto sem ar da Michelin dá a sensação de um pneu comum.
A semelhança fica só na sensação, já que a Michelin combinou uma roda de alumínio com estrutura de suporte flexível, feita de um material chamado GFRP (plástico reforçado com fibra de vidro).
Com ele, este pneu pode durar até três vezes mais do que um composto padrão, oferecendo assim um produto mais durável.
Agora, de acordo com Michelin e GM, o pneu poderá chegar ao mercado em 2024.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.