Topo

Médico imita Dubai e tenta usar seu Nissan GT-R como uma ambulância

Médico usa Nissan GT-R para atender vítimas - Reprodução
Médico usa Nissan GT-R para atender vítimas Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

01/10/2021 11h37

O serviço de socorro de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem uma estrela em sua equipe de emergência. Ela é nada menos que um Nissan GT-R. Podendo ir de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e chegando aos 320 km/h, o superesportivo é de grande valia para levar paramédicos rapidamente a um local para os primeiros socorros a possíveis vítimas.

Inspirado por isso, o médico australiano Michael Livingston faz o mesmo, mas por conta própria. Dono de um Nissan GT-R, ele usa o carro - que não tem pintura em ambulância - para responder a chamados. Recentemente, ele conseguiu salvar a vida de uma menina de um ano de idade, que sofria uma crise de bronquite.

Entretanto, fazer este trabalho também coloca a vida do médico em perigo, ainda mais pelo veículo não ter luzes de emergência, sirenes e não estar classificado oficialmente para fazer este trabalho.

"Eu tive que me arriscar, dirigir em alta velocidade", disse Livingston à ABC News. "Por que não posso ter a mesma proteção que qualquer outro serviço de emergência? Por que sou forçado a situações de carga emocional colocando tudo em risco?"

Ele já tentou fazer com que seu carro tivesse status de veículo de emergência, no entanto o pedido foi negado pelo Departamento de Transporte da Austrália. A justificativa foi que "motoristas do sexo masculino são mais propensos a se envolver em direção perigosa em alta velocidade e têm comportamentos de risco".

Isso ocorreu apesar de o Dr. Michael Livingston ter completado um treinamento de motorista exigido. Porém, alega que "um médico morto ou gravemente ferido não traz nenhum benefício para a emergência atual, sua comunidade ou qualquer paciente futuro".

Entretanto, Livingston diz que ainda usa seu carro para socorrer vítimas quando pode.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.