Menor viatura do Brasil é mais curta que Fiat Mobi e não protege ninguém
O automóvel que provavelmente é a menor viatura de vigilância existente e funcional do Brasil teve apenas dois exemplares fabricados, mede diminutos 2,70 m de comprimento e traz motor de 0,8 litro com dois cilindros a gasolina e modestos 34 cv de potência.
A título de comparação, o Fiat Mobi, que atualmente é o menor carro de passeio zero-quilômetro à venda no País, tem 3,57 m de extensão e rende até 75 cv.
Estamos falando do Gurgel Patrol, veículo 100% nacional de dois lugares produzido há 30 anos e que há muito tempo não combate o crime. As duas unidades, ambas protótipos, hoje integram a coleção particular Garage Brazil, que reúne cerca de 150 carros nacionais com carroceria de fibra de vidro em Araçariguama (SP) - incluindo a "Ferrari Brasileira", da qual já falamos em reportagem publicada há cerca de três meses.
UOL Carros conversou com um dos responsáveis pela coleção, empresário de 39 anos cuja identidade prefere não revelar nesta reportagem.
O "guardião" das míni viaturas conta que ambas são modelo 1991 e fabricadas com base no modelo "civil" Gurgel Motomachine, apresentado no Salão do Automóvel de 1990.
"Estava 'namorando' os dois carros há muito tempo e comprei cada um de colecionador diferente, após muita negociação, aqui mesmo em São Paulo. O azul eu adquiri há pouco mais de um ano e foi usado para fazer a segurança do condomínio onde João Conrado do Amaral Gurgel [fundador e proprietário da Gurgel] morava, em Rio Claro [SP]", conta o empresário.
Feito por encomenda da PM de Minas Gerais
Já o exemplar cinza, destaca, acabou de ser adquirido, é ainda mais raro e foi produzido sob encomenda para a Polícia Militar de Minas Gerais, que buscava um veículo pequeno, acessível e com baixo consumo para policiamento preventivo três décadas atrás.
"O protótipo foi testado durante cerca de seis meses pela PM-MG, que iria comprar mais unidades, mas por algum motivo desistiu do negócio", complementa o colecionador, sem comentar o quanto ele pagou por cada exemplar.
Para saber mais detalhes sobre o Gurgel Patrol, conversamos também com Leandro Basso, especializado na história da marca automotiva 100% brasileira - que faliu no início de 1996.
Segundo Basso, especialmente a unidade cinza pode ser considerada uma das mais raras e valorizadas da Gurgel - o carro da fabricante mais caro de que ele tem conhecimento é o protótipo Delta, vendido há cerca de dois anos "na faixa de R$ 80 mil".
O especialista esclarece que o Patrol nasceu, de fato, a pedido da Polícia Militar de Minas Gerais e foi apresentado alguns meses antes do lançamento do Motomachine, a versão para civis fabricada entre o fim de 1990 e o início de 1992 e que teve 154 carros produzidos, incluindo os respectivos protótipos.
Leandro Basso explica que o conceito do Patrol e do Matomachine era trazer uma opção simplificada e mais curta ao BR-800, utilizando a mesma mecânica, com tração traseira e câmbio de quatro marchas, e capaz de consumo de 26 km/l na configuração de vigilância - dizia a Gurgel na época.
Enquanto o BR-800 mede 3,19 m, o comprimento do Patrol cai para 2,70 m e, no Motomachine, chega a 2,85 m.
"Das duas viaturas, a original, construída para a Polícia Militar, é a mais compacta e traz giroflex, sirene, farol auxiliar e nichos para rádio de acordo com as especificações da PM mineira naquele período. Já o carro azul tem o mesmo comprimento do Motomachine e, ainda que traga acessórios parecidos, eles não são idênticos aos que a corporação utilizava na época", diz Basso.
Ele acrescenta que a configuração civil traz características exclusivas, como dois pequenos assentos traseiros e teto rígido removível, que pode ser trocado por uma cobertura de lona que acompanha o veículo. Para completar, o para-brisa do Motomachine é basculante.
"A ideia desses carros produzidos em série era buscar clientes mais jovens e transmitir a sensação de guiar uma moto com quatro rodas. Daí veio o nome dado pela Gurgel".
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