Super Duster do Gagliasso: SUV é modificado para aguentar de lama a criança
Bruno Gagliasso pretende se mudar com a família para o rancho que ele e Giovanna Ewbank, sua mulher, estão construindo em Paraíba do Sul, município do Rio de Janeiro a cerca de 140 km da capital fluminense.
Para curtir a natureza da região, repleta de estradas de terra que incluem a travessia de rios, e para também rodar tranquilamente no asfalto, o casal encomendou uma série de modificações em um Duster.
A escolha não foi coincidência: Gagliasso é embaixador da Renault e, segundo a montadora, "o veículo faz parte do contrato publicitário" dele com a marca francesa. A empresa acrescenta que a "customização realizada no veículo foi uma opção do ator".
Pronto desde o ano passado, o "super Duster" é da versão equipada com motor 2.0 e tração 4x4 - configuração que deixou de ser oferecida na atual geração do utilitário esportivo, lançada em março do ano passado e hoje vendida apenas com tração dianteira e propulsor 1.6 flex - o câmbio pode ser manual ou CVT.
As alterações no modelo original foram feitas pela oficina Martelinho de Ouro Barra, que conta os detalhes em vídeo do Youtube, no qual também é feita a entrega do SUV ao cliente famoso na cidade do Rio de Janeiro.
Na gravação, Gagliasso, que tem três filhos com Giovanna, explica o motivo de ter encomendado a customização.
"Estou construindo um rancho e preciso de um carro invocado que aguente lama, rio, chuva, areia, grama, cachorro e, principalmente, criança", diz o artista. Embora o vídeo da entrega seja de setembro de 2020, a oficina diz que Bruno tem o carro até hoje, ao ser questionada por UOL Carros.
Neste ano, de fato, Gagliasso nem teve como curtir muito o rancho, ainda em obras, nem o veículo, pois passou quase sete meses na Europa atuando para a série "Santo", da Netflix - cujas gravações atualmente acontecem em Salvador (BA). A estreia está prevista para 2022.
O que mudou no Renault Duster de Gagliasso
As mudanças não foram radicais, embora suficientes para dar outra cara ao Duster e deixá-lo mais apto para rodar fora de vias asfaltadas.
Para começar, as rodas originais de liga leve foram substituídas por unidades de aço estampado mais "brutas", que exibem pintura cinza fosca e tampa central na cor vermelha - por sua vez, foram instalados pneus todo-terreno da BF Goodrich.
A fim de transpor rios sem risco do temido calço hidráulico, que acontece quando o motor aspira água em vez de ar, o Duster também recebeu um snorkel, que eleva a admissão para a altura do teto.
Por falar no teto, ele ganhou um bagageiro e iluminação adicional, que inclui uma barra de LEDs e quatro faróis auxiliares com a mesma tecnologia, somados a outros dois, instalados no para-choque. Tudo para encarar viagens noturnas com mais segurança na área rural de Paraíba do Sul, próxima à divisa com Minas Gerais.
A personalização é complementada com detalhes na cor vermelha dentro dos faróis principais - a mesma tonalidade está presente na moldura dos projetores de LEDs no para-choque e também na parte central do teto.
Além disso, a ECU do motor recebeu nova programação para aumentar a resposta do acelerador em arrancadas, que inclui modo "vallet" - que restringe as rotações a 3.000 giros. Essas e outras funções podem ser controladas por um aplicativo de celular.
Para completar, o escapamento ganhou uma ponteira cromada de maior diâmetro e um válvula que aumenta o ronco do veículo, acionada por meio de um controle remoto.
Como Bruno Gagliasso disse há alguns meses no Instagram, agora só falta convencer a mulher para a família se mudar de vez para o rancho - provavelmente, a bordo do Duster.
"A minha ideia é se mudar para o rancho da montanha, é um lugar que tenho muito carinho. Amo aquele lugar. Só preciso convencer a Giovanna. Tem um trabalho ainda em cima, né, Gio? Aliás, preciso convencer ela a um monte de coisa. A ter filho ano que vem".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.