Novo carro antigo de Bonner rodou pouco e está entre mais caros do Brasil
Na semana passada, William Bonner revelou no Instagram sua nova aquisição: um Ford Escort XR3 1985 vermelho, da versão que o jornalista diz ter sido um sonho de consumo em meados da década de 1980, quando tirou a primeira habilitação. Ele também é dono de um Volkswagen Gol GT 1986, seu outro xodó.
Além de ter um proprietário famoso, o novo carro antigo do apresentador do "Jornal Nacional" (TV Globo) é bastante raro. Por ser da primeira geração comercializada no Brasil e nunca restaurado, está entre os exemplares do XR3 mais caros já vendidos no País.
Comerciante especializado em garimpar carros clássicos brasileiros originais e pouco rodados, Reginaldo Gonçalves, o Reginaldo de Campinas, foi quem vendeu o Escort, no início de setembro. Em conversa com UOL Carros, ele faz segredo quanto ao valor pago por seu cliente. Considerando as condições do veículo, o preço pago foi de R$ 100 mil, no mínimo, segundo especialistas.
"É um carro que tem até hoje a pintura de fábrica sem retoques, além de manter bancos, painel e acabamentos originais. Tem pouco mais do que 36 mil km rodados e traz ar-condicionado e teto solar. Tudo funcionando perfeitamente", conta o vendedor paulista.
Reginaldo acrescenta que o Escort de William Bonner é um dos mais inteiros e, portanto, valiosos que já comercializou. Ele conhece bem o XR3 em questão, pois diz já tê-lo negociado cinco vezes desde 2008, quando o adquiriu do segundo dono, então com 35 mil km no hodômetro.
"As demais quatro negociações aconteceram por meio de consignação. Na primeira, há 13 anos, vendi o Escort a um cliente de Campinas (SP) por cerca de R$ 30 mil. Desde então, esse veículo rodou apenas 1.000 km, aproximadamente, e o preço foi subindo".
XR3 mais antigo encarece se for 100% original
Nossa reportagem conversou com dois negociantes de carros antigos. Ambos concordam que o XR3 de Bonner, por ser 100% original, é bastante valioso.
Joel Picelli, leiloeiro da Picelli Leilões, conta que o Escort XR3 mais caro que vendeu até hoje foi arrematado por R$ 45 mil em dezembro do ano passado. O veículo em questão, destaca, é um raro XR3 Laser 1985, com produção limitada a mil exemplares - só que é um carro restaurado.
"As unidades do Escort XR3 anteriores à primeira reestilização, que estreou no modelo 1987, são muito valorizadas por conta da raridade. Hoje é muito difícil de encontrar uma original e existem pouquíssimas restauradas, devido à dificuldade para encontrar peças, especialmente aquelas de acabamento. Muita coisa era importada da Europa", contextualiza Picelli.
"Hoje, o preço de compactos esportivos nacionais originais e pouco rodados das décadas de 1980 e 1990, como é o caso do XR3, está explodindo. Você não vai encontrar um carro desses por menos de R$ 100 mil", complementa o leiloeiro.
Silvio Luiz, proprietário da loja Old is Cool Motors, localizada na capital paulista, é outro a dizer que Escort esportivo, restaurado e em boas condições, hoje custa algo entre R$ 40 mil e R$ 60 mil.
"Já vendi e tenho exemplares restaurados à venda nessa faixa de preço. É fato que o Escort XR3 está começando a ficar mais caro, no embalo da elevada valorização do Volkswagen Gol GTI. Contudo, o preço médio do Ford ainda está bem abaixo. A situação muda se o exemplar for 100% original e tiver baixa quilometragem. Nessa condição, é um veículo altamente colecionável".
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