Toyota Yaris tem nota rebaixada e leva uma estrela em impacto do Latin NCAP
O Yaris foi avaliado com apenas uma estrela, de cinco possíveis, em teste de impacto divulgado na manhã de hoje (28) pelo Latin NCAP. O veículo foi avaliado na versão básica com carroceria hatch e sedã, dois airbags e controle eletrônico de estabilidade.
O compacto da Toyota teve a nota rebaixada em relação à avaliação feita em 2019 pelo instituto independente de segurança viária para a América Latina e o Caribe, em configuração idêntica. Na ocasião, o crash test foi feito sob critérios menos rígidos que os atuais, adotados desde o ano passado.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Naquela ocasião, o Yaris ficou com quatro estrelas para adultos e outras quatro relativas a crianças. Já o teste de hoje, adotado sob os novos protocolos, classifica o modelo com 41% de proteção para adultos, 64% para ocupantes infantis, 62% para pedestres e 42% para assistências à condução.
Segundo o Latin NCAP, os veículos agora testados não trazem mudanças estruturais em relação aos avaliados há dois anos. Na batida frontal a 64 km/h contra barreira fixa, o Yaris mais uma vez apresentou estrutura "instável", especialmente na área dos pés.
Já no impacto lateral contra barreira móvel a 50 km/h, houve abertura da porta, outro fator que jogou a nota para baixo. Além disso, diz o instituto, o aviso de cinto de segurança desafivelado no assento do passageiro dianteiro deixou de funcionar durante a avaliação.
O instituto destaca que "essa abertura da porta requer ação imediata por parte da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro".
O órgão acrescenta, ainda, que o Yaris vendido na América Latina e no Caribe é fabricado no Brasil e na Tailândia e "potencialmente" teria melhor desempenho se oferecesse de série em toda a gama equipamentos que são opcionais em alguns países da região.
'Segurança é prioridade', diz Toyota
Questionada por UOL Carros, a Toyota afirma que "a segurança é sempre uma prioridade".
"Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos", diz nota enviada pela montadora.
"O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca", complementa a fabricante.
Novos critérios zeraram nota de Duster, HB20 e Ka
Após o Latin NCAP anunciar, em outubro do ano passado, os novos protocolos para testes de impacto, Ford Ka e Hyundai HB20 e, mais recentemente, Renault Duster tiveram as respectivas notas rebaixadas para zero.
Os mesmos carros, em configuração idêntica, receberam aprovação em testes anteriores do instituto, com notas entre três e quatro estrelas.
O Yaris é o primeiro automóvel avaliado nessa nova fase que não foi reprovado.
Uma das principais mudanças é que os novos critérios não têm mais uma classificação por estrelas separada para adultos e crianças.
Agora, uma única classificação por estrelas integra quatro aspectos das avaliações nas áreas chave mencionadas acima, cada uma com seu respectivo percentual. Para se ter uma boa pontuação, é necessário ir bem nas quatro categorias.
Ir muito mal em algum dos quesitos, especialmente no que se refere a problemas estruturais decorrentes do impacto, é quase garantia de nota zero.
"Baixo desempenho em apenas um aspecto significa um resultado final baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho", alerta o Latin NCAP.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.