Nada de zero km: saiba quais são os carros mais roubados ou furtados em SP
Nada de carro novo ou luxuoso: os automóveis mais visados pelos ladrões no Estado de São Paulo são modelos de entrada, em sua maioria já bastante rodados e com muita história no mercado brasileiro.
Levantamento da empresa de rastreamento veicular Ituran, realizado com base em informações oficiais da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, aponta que 70,2% dos carros roubados ou furtados no Estado têm pelo menos cinco anos de fabricação.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
A maior parte (39,9%) foi produzida há mais de dez anos, aponta o levantamento obtido com exclusividade por UOL Carros, referente ao período entre janeiro e setembro de 2021 - o mais recente disponibilizado pela secretaria.
A título de comparação, apenas 6,7% do total é relativo a automóveis novos, com até dois anos de fabricação e, portanto, ainda cobertos pela garantia de fábrica.
A lista dos dez modelos mais roubados ou furtados, que você confere abaixo, também contribui para montar o perfil dos preferidos pelos "amigos do alheio": todos são automóveis compactos, quase na totalidade hatches de entrada.
Carro lançado em 1980 e que foi o mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, o Volkswagen Gol encabeça o ranking, formado por outros veteranos como Fiat Uno e até modelos já descontinuados, como Fiat Palio e Chevrolet Corsa.
Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, existe uma razão pela qual carros com longa trajetória no mercado, alto volume de vendas e já fora da garantia serem tão visados.
"São veículos que têm muitos exemplares rodando no País, na maioria produzidos há mais de cinco anos, já necessitando de reparos. Seus donos têm um perfil mais focado no baixo custo de aquisição e manutenção", explica Boutti.
Ele destaca que a demanda por peças usadas, mais acessíveis, é grande para esses automóveis:
"Muitas dessas peças são provenientes de desmanches ilegais, abastecidos por carros roubados ou furtados".
O gerente da Ituran acrescenta que, pelas mesmas razões, o Chevrolet Onix entrou neste ano no ranking dos preferidos pelos bandidos.
"Esse carro foi originalmente lançado em 2012, há quase uma década. Portanto, tem muitas unidades já precisando de peças. O mesmo se aplica ao Hyundai HB20, que chegou ao mercado no mesmo ano".
Veja os 10 carros mais roubados ou furtados em SP*
1º - Volkswagen Gol
4.485 unidades roubadas ou furtadas
2º - Fiat Uno
3.507 unidades roubadas ou furtadas
3º - Chevrolet Onix
3.066 unidades roubadas ou furtadas
4º - Ford Ka
2.314 unidades roubadas ou furtadas
5º - Fiat Palio
2.231 unidades roubadas ou furtadas
6º - Chevrolet Corsa
2.229 unidades roubadas ou furtadas
7º - Hyundai HB20
1.888 unidades roubadas ou furtadas
8º - Fiat Mobi
1.329 unidades roubadas ou furtadas
9º - Volkswagen Fox
1.179 unidades roubadas ou furtadas
10º - Chevrolet Prisma
990 unidades roubadas ou furtadas
*Lista referente ao período de janeiro a setembro de 2021, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.