Topo

Nada de lã: por que ovelhas viraram "funcionárias" da Volkswagen nos EUA

Ovelhas em fábrica da Volkswagen nos EUA - Divulgação
Ovelhas em fábrica da Volkswagen nos EUA Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/11/2021 09h26

A fábrica norte-americana da Volkswagen em Chattanooga, Tennessee, tem no momento 4 mil pessoas trabalhando em suas instalações. Mas conta também com a presença de 50 ovelhas. Os animais são responsáveis por pastar em volta de painéis solares.

O parque solar onde está o rebanho está entre os maiores do mundo. Construído em 2013, o sistema de 9,5 megawatts fornece 12,5% das necessidades elétricas da fábrica durante a produção total.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

As ovelhas pastam na terra, mantendo a grama baixa e, no fim das contas, costumam ser melhores do que os cortadores de grama tradicionais para cortar a grama em áreas de difícil acesso. Elas também fertilizam inevitavelmente a grama nos campos e evitam possíveis erosões no solo.

"O pastejo com ovelhas é uma maneira eficiente e econômica de controlar a vegetação e minimizar os riscos de erosão em instalações solares de grande escala", disse Loran Shallenberger, gerente de projeto de Energia Regenerativa do Silicon Ranch, que gerencia o projeto solar da Volkswagen.

volks - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"As ovelhas mantêm a grama baixa por meio do pastoreio e do pisoteio e os painéis solares fornecem sombra às ovelhas, minimizando o estresse térmico no auge do verão."

Segundo a Volkswagen, as ovelhas são os melhores animais para o trabalho, já que cabras tendem a pular nos painéis solares e mastigar os fios.

"O parque solar é outra prova do compromisso mundial da Volkswagen com a proteção ambiental", disse Tom du Plessis, executivo-chefe de operações em Chattanooga.

"Saber que estamos produzindo energia renovável mantida por soluções sustentáveis como ovelhas torna esta iniciativa um exemplo para outras grandes fábricas nos Estados Unidos."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.