Protótipo da Bugatti de apenas 3 unidades está à venda com 4 mil km rodados
Se há um período sombrio na história da marca francesa de supercarros Bugatti certamente foram os anos 1990. Antes de ser adquirida pelo Grupo Volkswagen, a marca chegou a falir quando era propriedade do empresário Romano Artioli. Na época, a fabricante trouxe à vida um conceito bastante obscuro, que agora está à venda.
Ele é o EB 112 Concept, que teve apenas três unidades concluídas. Apresentado no Salão de Genebra de 1993, ele foi projetado por Giorgetto Giugiaro, que foi convidado por Artioli a incorporar elementos da história da empresa em seu design.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
As rodas foram inspiradas diretamente no Bugatti Royale, e outros elementos do design foram retirados do Type 57 SC Atlantic, Type 55 e Type 32. Sob o capô, o EB 112 tinha um motor V12 de 6.0 litros e 60 válvulas, capaz de gerar 456 cv de potência e chegar aos 300 km/h. Seu 0 a 100 km/h era feito em 4,3 segundos.
No fim, o modelo - que Artioli dizia se comportar como um kart - foi o último antes de a marca falir. Apenas um foi concluído na época, e hoje em dia três unidades do EB 112 existem.
O modelo à venda foi finalizado pela Monaco Racing Team e entregue a Chevalley, importadora suíça da Bugatti. Ele tem apenas 3.900 km rodados e está em perfeito funcionamento. Não se sabe seu preço, mas o modelo teria sido apenas de um proprietário até hoje. Assim, pela raridade, certamente a cifra cobrava será das mais salgadas.
Confira o EB 112 em movimento:
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.