Fusca da Eletropaulo resiste ao tempo com cor misteriosa após 36 anos
A Eletropaulo, fundada em 1981, foi a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica para a capital paulista e demais cidades adjacentes. E, nesses pouco mais de 20 anos de atividade, deixou muitas recordações. Algumas delas foram os Fuscas escolhidos pela antiga estatal por ser um carro de manutenção barata, simples e robusta. Um desses exemplares, mais precisamente do último modelo de fabricação, 1986, é do funcionário público Augusto Andrade.
Andrade é fã dos VW a ar, em especial os Fusca 'Fafá' com lanternas redondas. Natural de Carmo de Minas (MG), o veículo fez parte da vida de seus pais quando se mudaram para Brasília (DF) no início dos anos 1990 - após um período sem carro, sua mãe ganhou um de 1984.
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A unidade na cor branca revelaria mais tarde genuíno carro da Telesp, guardado até hoje com restauração concluída em 2020, e o estimulou a ter outros veículos de serviços como o da Eletropaulo.
"Ao terminar a restauração do Fusca da Telesp, recebi de amigos e grupos de redes sociais um anúncio de Fusca 1985 da Eletropaulo. A empolgação foi instantânea, pois trouxe de volta todo o prazer de reviver essa fase", confessa.
Com a compra quase concluída, veio a curiosidade e uma boa pitada de cautela, conforme relatou o antigomobilista. Uma rápida pesquisa não encontrou muitas referências sobre o modelo, em especial com aquelas configurações de cores - no caso o verde e laranja.
A salvação foi a incansável busca pelo número do chassi, no qual foi possível descobrir o código na sua plaqueta de produção 459, cor não catalogada pelos inúmeros grupos e fóruns de Fusca. A essa altura o antigo dono já estava na jogada para ajudá-lo a desvendar a misteriosa tonalidade.
Depois de muito estudo descobriu-se que os exemplares da antiga distribuidora de energia elétrica estavam pintados de branco, mas que de fábrica vieram na cor verde - a qual foi facilmente encontrada abaixo da camada de tinta clara.
"Descobri que eles saíram verdes originalmente, mas logo foram pintados de branco, já que as cores verde e laranja eram características da Light, empresa privada responsável pelos serviços de energia elétrica em São Paulo e cidades periféricas até início dos anos 80", explica o dono.
Tal fato levou à conclusão de que o Fusca verde da Eletropaulo era um sobrevivente e que, por algum motivo não revelado, não foi pintado de branco como os demais.
Conforme explica Augusto, o envolvimento com o novo membro de sua coleção estava traçado. "Era uma oportunidade de ouro e não poderia deixa passar. No início de 2021 fechei a compra, que foi toda a distância, considerando a pandemia da covid-19", relata.
Ele confessou também que, pelas condições reveladas através de vídeos e fotos, além do valor pago, esperava fazer uma restauração completa. Mas, para sua surpresa, precisou apenas de alguns acertos mecânicos, limpeza e polimento na pintura original, além do polimento em partes oxidadas.
"Depois de uma limpeza detalhada, regulagem mecânica e revisão da parte elétrica, o meu sonhado Fusca mostrou que me acompanharia em sua boa forma para qualquer lugar", comemora.
Augusto já teve modelos de Fusca como um 1986 e Itamar 1995. Hoje, o colecionador é dono de três unidades: um 1984 da Telesp, um Itamar 1996 cinza Stone e o 1985 da Eletropaulo - que costuma expor, quando pode, em passeios e encontros em Brasília.
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