Peugeot confirma dois lançamentos em 2022 e quer dobrar a meta de vendas
A Peugeot apresentou bons resultados em 2021, ampliando as vendas em relação ao ano anterior. Para 2022, a marca anunciou o plano de dobrar os números através do lançamento de dois novos produtos.
Em 2021, a Peugeot aumentou sua participação de mercado de 0,7% para 1,5%, com o objeto de chegar a 3% no fim de 2022. Em números, a ideia é passar dos cerca de 35 mil carros neste ano para 70 mil no seguinte.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
A eletrificação é o caminho adotado para tentar atingir novos números, usando plataforma criada para atender desde carros a combustão, passando por híbridos e chegando aos elétricos.
E, dentro da atual formação do grupo Stellantis, ao menos no Brasil e América Latina, a empresa será a mais focada em oferecer opções de carros "verdes".
Parte desta estratégia está na chegada de dois novos carros, 100% elétricos, durante o ano de 2022 - sendo um carro de passeio e um utilitário comercial, área em que a Peugeot já trabalha e iniciou as vendas do e-Expert, versão elétrica do seu furgão médio.
A Peugeot não confirma, mas a expectativa fica pela chegada da nova geração do Partner elétrico, na versão de carga, e do e-2008, que chegaria para compor a gama do atual SUV compacto, acima do que é feito aqui.
Há também o e-Rifter, versão de passageiros do Partner, mas o segmento de monovolumes de passageiro praticamente foi extinto no Brasil e os SUVs médio e grande, 3008 e 5008, respectivamente, ainda não têm versões 100% elétricas, apenas híbridas plug-in.
Elétricos sim, híbridos talvez
Apesar de ter uma gama forte de híbridos na Europa, inicialmente a proposta para o Brasil é focar exclusivamente nos elétricos. O Head da Peugeot para a América do Sul, Felipe Daemon, diz que a marca até estuda a vinda de produtos híbridos, mas que não é prioridade no momento.
"Para nós hoje, como marca, a oportunidade do carro 100% elétrico talvez seja maior do que a do híbrido. Olhando para a Stellantis como um todo, a Peugeot tem uma oportunidade grande de fincar o pé na eletrificação e ser uma marca mais reconhecida do mundo dos elétricos", diz Daemon.
A área de comerciais leves em que a Peugeot atua vai ganhar também dois novos produtos ainda em 2022, para ajudar a reforçar a estratégia de crescimento.
Claro, para atingir suas metas de dobrar as vendas, a Peugeot sabe que precisa é fazer de novo o que conseguiu esse ano: aumentar a projeção do 208 no mercado, que é o seu produto de volume e que conseguiu melhorar este ano em meio a pandemia suas vendas.
Apesar de contar o problema de instabilidade no fornecimento de semicondutores, como as demais montadoras, a Peugeot acredita que a chegada de séries especiais e outras novidades possam acelerar o crescimento do 208 em 2022 mais uma vez.
Mais lojas: usar a base de Fiat e Jeep
Daemon fala também sobre como o projeto de concessionárias que devem crescer para atingir 80% de cobertura do País em 2022. Atualmente a rede é formada por 123 e deve fechar o ano perto de 170 pontos, com a expectativa de mais 15 em 2022.
Além das novas concessionárias, o executivo fala que a possibilidade de usar os concessionários Fiat para introduzir a marca Peugeot em algumas praças pode acontecer.
"O conceito multibrand (várias marcas dentro do mesmo grupo de concessionário) tem vantagens, a capilaridade da rede Fiat beira 100% do País, com mais de 500 pontos de vendas e muitas revendas com estruturas muito grande onde é possível otimizar", diz.
Como ocorreu com Jeep na chegada da marca com Renegade e Compass ao mercado, onde surgiram pop-up stores associadas ao concessionário Fiat, a Peugeot pretende se beneficiar da mesma estratégia.
Por otimizar o uso de espaço físico é possível entender tanto a abertura de espaços Peugeot quando a divisão da área de pós-venda e de oficina.
"Todo o trabalho de rede que está sendo feito daqui para frente, isso vale para Peugeot, vale para as outras marcas também, o objetivo é ter os melhores investidores e aproveitar da capilaridade da Fiat e da Jeep para crescer da melhor forma da rede Peugeot", finaliza Daemon.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.