Agora a Nasa vem: Uno deixa Toro no 'chinelo' ao rebocar lancha; confira
O Fiat Uno saiu de linha, mas não do combate. O modelo, que deixou de ser fabricado no Brasil no fim de 2021, continua surpreendendo, mesmo quando está sem a escada no teto.
O vídeo acima, mais um da série Agora a Nasa Vem, mostra o Uno rebocando uma lancha para fora do mar. As imagens circulam nas redes sociais e reforçam os mitos ao redor da valentia do compacto da Fiat - e sempre gera piadas relacionando sua capacidade a da picape Toro.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Na imagem, a lancha já aparece acoplada ao Uno e ele não mostra muita dificuldade em continuar em frente com o engate, mesmo ao enfrentar uma pequena inclinação na saída da praia com o barco a reboque.
É possível ver também que ele está rebocando de maneira incorreta, pois está utilizando uma corda para fazer a ligação entre o carro e o apoio da lancha.
Se ao sair da praia com a lancha ele adentrou uma estrada, rodovia ou rua pode estar cometendo uma infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No artigo 236 estão especificadas as normas para reboque no qual cordas ou cabo flexível são proibidos, "salvo em caso de emergência", diz o CTB, sendo pouco claro em relação ao que é uma emergência. A infração é média, que dá ao condutor do veículo 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.
O método correto é a fixação, nesse caso, da embarcação diretamente na bola de reboque ou por meio de uma barra, chamado também de cambão, que faz a ligação entre o carro e o que está sendo levado.
Apesar da ousadia do Fiat Uno e do motorista, vale lembrar que o manual de instrução dos carros indica qual é a capacidade máxima de reboque permitida dos carros ou até mesmo se não foi homologado para rebocar qualquer coisa ou peso que seja.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.