Câmbio automático: veja quais são os 5 carros mais vendidos do Brasil
Há alguns anos, automóveis com transmissão automática eram uma raridade no mercado brasileiro - e esse equipamento estava restrito a modelos mais caros e luxuosos.
Com o passar do tempo, a demanda pela comodidade de dirigir sem a preocupação de trocar marchas foi crescendo e esse tipo de câmbio começou a ser disponibilizado inclusive em carros compactos.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Hoje, hatches como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 contam com versões sem pedal de embreagem. O Onix, por exemplo, teve 28.126 unidades automáticas vendidas em 2021, o que corresponde a 38,2% de todos os emplacamentos do modelo no ano passado. Já no caso do Hyundai, o percentual foi de 24,4% no mesmo período.
De acordo com a consultoria Bright Consulting, no ano passado 1.136.412 automóveis e comerciais leves zero-quilômetro comercializados no País saíram da fábrica com transmissão automática ou 58% do total de emplacamentos.
Considerando os SUVs compactos, categoria que mais cresce na preferência dos consumidores, quase todas as opções disponíveis atualmente não têm pedal de embreagem.
Não é por acaso que os 5 carros automáticos mais vendidos do Brasil em 2021 são utilitários esportivos. Confira o ranking, elaborado com base em dados fornecidos pela Jato Brasil.
1º - Jeep Renegade
73.913 unidades vendidas com câmbio automático em 2021 (100% dos emplacamentos no período).
2º - Jeep Compass
70.906 unidades vendidas com câmbio automático em 2021 (100% dos emplacamentos no período).
3º - Hyundai Creta
64.103 unidades vendidas com câmbio automático em 2021 (99% dos emplacamentos no período).
4º - Volkswagen T-Cross
62.278 unidades vendidas com câmbio automático em 2021 (99,9% dos emplacamentos no período).
5º - Chevrolet Tracker
50.208 unidades vendidas com câmbio automático em 2021 (98,9% dos emplacamentos no período).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.