Como esportivo cobiçado dos anos 90 virou um aliado da Polícia Federal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anda rápido para combater o crime. Além dos recentes esportivos, como um Dodge Challenger e um Chevrolet Camaro, a força policial tem também um esportivo que fez a cabeça dos jovens no início dos anos 1990 aqui no Brasil: um Mitsubishi Eclipse.
O modelo está na frota da corporação desde 2015, foi apreendido pela Receita Federal, iria a leilão, mas acabou doado à PRF. Em 2015, ele foi encaminhado para Fortaleza (CE), quando ganhou a caracterização atual, com as cores e a padronagem da época da PRF.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
No ano seguinte, o carro foi destinado à superintendência da PRF no Pará, onde encontrou seu lar permanente. Hoje, o modelo é usado apenas em exposições e eventos especiais dos quais a corporação participa.
O carro da PRF é ano-modelo 1993 e tem exatos 17.797 quilômetros rodados. Na Tabela Fipe, o valor do Mitsubishi Eclipe é de cerca de R$ 22 mil.
Apesar de ter feito a cabeça dos jovens nos anos 90, ele não se tornou um colecionável tão procurado no mercado brasileiro. Parte disso pela dificuldade em encontrar peças e porque poucas unidades foram conservadas a ponto de serem restauradas.
Mitsubishi Eclipse ficou marcado pela morte de Dener
O esportivo ficou marcado aqui no Brasil pela morte do jogador de futebol Dener. O atleta estava em um exemplar branco da mesma geração, de ano 1992, quando sofreu um acidente fatal.
Nesta geração, o Eclipse veio ao Brasil com o motor 2.0, naturalmente aspirado ou turbo. A primeira entregava 136 cv e 17,3 mkgf, que é o caso da versão GS da PRF, e a segunda chegava a 192 cv e 28 mkgf. O câmbio, para as duas versões, era o manual de cinco marchas.
Lançado em 1989, o Eclipse teve quatro gerações até dar adeus ao mercado em 2011. O nome, associado aos esportivos, foi reutilizado pela marca em 2018 para um SUV compacto, o Eclipse Cross, que é vendido no Brasil e produzido em Catalão (GO).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.