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Como é a Ferrari que explodiu em BH e já rendeu até uma limusine milionária

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/02/2022 15h53

A Ferrari 360 Modena, que teve um exemplar pegando fogo nesta semana em Belo Horizonte, não é um modelo muito raro da marca italiana, mas ainda assim é bastante desejado e até já serviu de base para modificações.

Um exemplar do esportivo já foi transformado em uma limusine que, com entre-eixos alongado e reforçado, pode levar até oito pessoas - ao contrário da original que tem apenas dois lugares. O exemplar em questão foi colocado à venda no ebay por cerca de 145 mil libras em 2020, o equivalente a R$ 1,5 milhão.

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Com cerca de 11 mil unidades produzidas, a Ferrari 360 Modena um dos carros com maior produção da marca e esteve em fabricação entre 1999 e 2004 antes de ser substituída pela F430, que usa muitas partes da antecessora.

A 360 Modena substituiu a F355 dentro da gama da montadora italiana como um modelo "acessível" de motor central e tração traseira. O coração do esportivo é o motor V8 3.6 que rendia 400 cv.

Na maior parte das unidades produzidas, o câmbio é o mesmo do modelo que se incendiou, o automatizado de seis marchas derivado da transmissão que a marca usava no monoposto de Fórmula 1 e surgiu na antecessora, a F355 F1.

Ferrari 360 Modena - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão manual vale mais

Além da versão cupê com teto rígido, a 360 Modena teve também uma versão conversível para as ruas, a 360 Spider, e no final da produção uma série especial, a Challenge Stradale, lançada em 2003.

A variante especial tinha melhorias de freios, suspensão, redução de peso e 10 cv extras no motor V8 3.6, além de modificações na calibragem do câmbio automatizado F1.

À exceção da Challenge Stradale, se você quiser ter uma 360 Modena como um investimento para os próximos anos, a dica é focar na versão manual de seis marchas da variante cupê, que é rara, já que a maior parte dos exemplares saiu de fábrica com o câmbio automatizado - uma facilidade no uso se comparado ao manual.

A 360 Modena é considerada a primeira Ferrari "moderna". O modelo veio com chassi totalmente em alumínio, o que evitava pontos de corrosão, tinha na transmissão automatizada F1 uma evolução do problemático sistema da F355 e tinha a curiosidade de oferecer controle de tração, mas não de estabilidade.

Ferrari 360 Modena - Divulgação - Divulgação
Câmbio automatizado da 360 Modena
Imagem: Divulgação

Valores

Na Tabela Fipe, que você pode conferir em UOL Carros, o valor médio da 360 Modena F1 varia entre R$ 397.942 em um exemplar 1999, do primeiro ano de produção, e R$ 719.773 em uma unidade ano 2004, último ano de produção.

Ferrari 360 Modena - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

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