Topo

Ferrari patenteia seu primeiro carro 100% elétrico; veja os detalhes

Patente para veículos elétricos da Ferrari - Reprodução
Patente para veículos elétricos da Ferrari Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/02/2022 14h41

Prometendo seu primeiro carro 100% elétrico para o ano de 2025, a Ferrari enviou ao escritório de patentes dos EUA aquele que pode ser o conceito deste modelo - que desde seu anúncio é coberto de mistérios. A projeto em questão foi enviado e registrado no local em junho de 2019, mas publicado apenas em 26 de janeiro de 2022.

A patente se chama "carro esportivo elétrico ou híbrido". Ela possui um layout parecido com os modelos de motor central, entretanto sem a unidade a combustão, obviamente. As imagens mostram uma bateria montada no meio do modelo e outras baterias menores localizadas no chão.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Todas as baterias são montadas em uma estrutura, o que permitiria que o sistema pudesse ser usado em carros diferentes, incluindo elétricos e híbridos, com o motor podendo ser alocado em diferentes posições de acordo com a necessidade do projeto.

ferrari - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A parte traseira, onde a bateria grande está localizada, está ligeiramente inclinada para cima. A Ferrari diz que é para produzir "elevação negativa" ou downforce na parte de trás do carro, podendo inclusive ajudar no resfriamento de baterias, através do difusor traseiro.

ferrari2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"O fato de as baterias alojadas no piso serem cilíndricas não implica que a bateria traseira também seja composta por baterias cilíndricas", afirma a Ferrari sobre o projeto. "Todos os tipos de células, ou seja, células cilíndricas, prismáticas ou em bolsa, podem ser adotadas."

De qualquer forma, normalmente detalhes estéticos dos veículos são patenteados mais próximo do lançamento do carro em si, com detalhes mecânicos podendo ser publicados muito antes. Assim, é impossível saber algum detalhe do carro neste momento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.