Ford Escort guardado há 35 anos permanece zero km após tragédia familiar
Um Ford Escort foi resgatado na última semana após passar 35 anos guardado devido a uma tragédia familiar. O modelo da versão GL que seria uma intermediária da época, não é tão cobiçado quanto a esportiva XR3 de William Bonner, mas é praticamente zero quilômetro por ter percorrido apenas 493 km.
Encontrado por Júlio Camargo, da Júlio Raridades, o modelo foi um presente de um pai para a filha no interior de São Paulo. "Na época, o carro foi comprado na concessionária Ford Ircury, de Ribeirão Preto (SP), em setembro de 1987 como um presente", conta.
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Mas uma tragédia familiar fez com que a dona do carro criasse um trauma que a fez nunca mais dirigir um carro na vida desde então: a perda de seu irmão em um acidente de trânsito.
De acordo com Camargo, apesar disso, como era um presente de seu pai, ela manteve o carro guardado por todo esse período em casa.
Agora, o carro que tem apenas 493 km rodados passará por uma revisão, com troca de fluidos, para ser anunciado e voltar a circular na mão de algum novo dono - provavelmente um colecionador.
Em termos de classificação de originalidade, o veículo está no melhor estado possível. Nas imagens, é possível ver que o carro manteve nesses 35 anos até os pneus originais de fábrica, os Goodyear Grand Prix S70 - que apesar de "novos", não podem mais rodar por questão de segurança.
"O interior ainda tem cheiro que tinha quando novo", conta Camargo. Além disso, mantido sobre uma certa condição adequada, o carro está com calotas originais, tem ainda parte dos plásticos dos bancos e vem com chave original e manual de instruções.
Outros detalhes que chamam a atenção é o forro interno do capô em perfeita conservação, bem como todo o acabamento interno. Camargo diz que a única peça que precisou trocar foi o sistema de escape, que oxidou com o tempo.
"Fora isso não há mais nada para fazer no carro. A antiga dona costumava, apesar de não usar, chamar um mecânico para olhar o carro". O único detalhe encontrado foi uma trinca no para-choque, coisa que ocorria com frequência em qualquer Escort na época, mas que Júlio não pretende mexer para não afetar a originalidade.
Apesar de toda a camada de pó e teias de aranha que repousavam sobre a carroceria do carro, até os pneus estavam calibrados para que o carro não estivesse no chão.
De acordo com Camargo, a negociação não foi fácil e inicialmente a mulher não tinha interesse em vender o carro, mas aceitou a proposta apesar de toda a história familiar associada ao Ford Escort.
História do Escort no Brasil
O Escort foi um projeto europeu da Ford. A primeira geração vendida no Brasil era na verdade a terceira no Velho Continente. Entre as evoluções ante o Corcel, a quem sucedeu, estavam a suspensão traseira independente e o bom aproveitamento do espaço interno.
Além do motor 1.6 de 86 cv, ele também foi vendido nos primeiros anos com uma opção de motor 1.3 de cerca de 57 cv com câmbios manuais de cinco e quatro marchas, respectivamente.
Quando surgiu a joint venture entre Ford e Volkswagen no Brasil, em 1990, o Escort foi equipado com o motor 1.8 AP da marca alemã, de 99 cv nas versões mais completas como a Ghia e a esportiva XR3, o que melhorou o desempenho do compacto.
A segunda geração (quarta do mundo) chegou em 1993 e, com reestilizações e mudanças internas, sobreviveu até 2003 por aqui, já com o motor 1.8 Zetec Rocam - quando seu sucessor, o Focus, já havia desembarcado no País.
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