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Verdade ou mito: 5 coisas que você precisa saber ao abastecer o seu carro

Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2022 04h00

Combustíveis estão com os preços em alta ultimamente, subindo semana após semana. E são nessas condições que surgem rumores e falsas publicações sobre como é possível economizar na hora de encher o tanque.

Por isso separamos algumas questões que são verdades ou mentiras sobre combustível, seja gasolina, etanol ou diesel, e porque você deve sempre seguir as indicações do fabricante.

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Colocar aditivo no tanque de combustível: Mito

Ao consultar o manual de instruções do seu veículo você terá alerta sobre o uso de qualquer tipo de aditivo ao tanque de combustível, especialmente aqueles que prometem limpar o motor.

Por exemplo, nos manuais da Hyundai há um aviso "Nunca adicione ao reservatório de combustível quaisquer agentes de limpeza para sistema de combustível".

Rodar com o carro depois de trocar o combustível: Verdade

A leitura da queima do combustível é feita pela sonda lambda, um sensor que mede diversos parâmetros do carro para acertar o nível da mistura e equilibrar isso.

Quando se troca o combustível do tanque, seja de etanol para gasolina ou o contrário, é importante rodar pelo menos por 10 minutos para permitir que o sensor faça a leitura ou o carro pode não ligar

Não pode misturar gasolina e etanol no tanque? Mito

De acordo com Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, os motores flex foram produzidos para trabalhar com etanol e gasolina em qualquer proporção.

Como dito, os sensores fazem a leitura da quantidade e do tipo de combustível, ajustando a mistura por meio da central eletrônica, lembrando que a gasolina brasileira tem até 27% de etanol anidro (sem água) em sua composição.

Tanquinho de combustível deve usar gasolina aditivada? Verdade

Os tanquinhos sumiram dos carros novos, mas ainda vivem nos modelos usados no mercado para auxiliar na partida a frio, especialmente no inverno. A gasolina aditivada dura mais que a comum e quando for necessário fará mais efeito, inclusive a de alta octanagem é outra opção.

"Os aditivos retardam o envelhecimento da gasolina que, com o tempo, pode ficar mais densa devido a evaporação de frações leves e gerar falhas na partida do motor em dias mais frios", diz Pose.

Tenho que variar entre os combustíveis? Mito

Além de poder utilizar qualquer proporção, não há qualquer obrigação em variar no uso entre etanol e gasolina. O sistema do carro é produzido e calibrado para trabalhar tanto com gasolina, quanto etanol, durante toda a vida útil do motor.

O que vale é o que estiver mais em conta ou fizer mais o gosto do proprietário porque todo o sistema é feito para lidar com os dois combustíveis.

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