Topo

Carros PCD: Receita Federal suspende isenção de IPI temporariamente

Normalização do serviço depente de um regulamentação das novas normas, de responsabilidade dos ministérios da Economia e da Mulher, Família e Direitos Humanos. - Foto: Shutterstock
Normalização do serviço depente de um regulamentação das novas normas, de responsabilidade dos ministérios da Economia e da Mulher, Família e Direitos Humanos. Imagem: Foto: Shutterstock

Paula Gama

Colaboração para o UOL

15/02/2022 12h49

Os pedidos de isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de veículos novos por pessoas com deficiência (PCD) estão temporariamente suspensos.

Apesar de a Lei 14.287 ter incluído pessoas com deficiência auditiva entre os beneficiários e ampliado o teto de isenção de R$ 140 mil para R$ 200 mil no fim de dezembro, a Receita Federal aguarda a publicação de uma norma complementar regulamentando as novas regras.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A Receita Federal explica que o retorno à normalidade do serviço ocorrerá com a regulamentação da norma, sob responsabilidade dos ministérios da Economia e da Mulher, Família e Direitos Humanos.

"A Lei nº 14.287/21 [publicada em 31 de dezembro] revogou os dispositivos que fundamentavam a análise dos pedidos e novos critérios foram introduzidos. Porém, como a normativa ainda aguarda regulamentação, a Receita Federal informa que a realização de análises de mérito nos pedidos dessa espécie está temporariamente suspensa", diz o comunicado.

Os pedidos que já estão em análise permanecerão com esse status até a regulamentação ser publicada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.