Fuja da oficina: 5 cuidados necessários para seu carro não deixá-lo na mão
Quem tem um veículo na garagem precisa estar preparado para eventuais reparos e manutenções não programadas. Existem, de fato, gastos imprevisíveis, mas boa parte das demandas por oficina podem ser evitadas se você tomar cuidados simples.
UOL Carros conversou com especialistas e selecionou cinco maneiras de evitar prejuízos maiores e visitas desnecessárias ao seu mecânico de confiança. O seu carro e o seu bolso agradecem!
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
1- Atenção aos pneus
Quem nunca adiou aquela passada no posto para calibrar os pneus? Manter os pneus com a pressão correta, além de não ter custo, gasta pouquíssimos minutos do seu dia, por isso, fique atento.
Erwin Franieck, mentor em engenharia avançada da SAE Brasil, explica que um pneu muito murcho pode trazer inúmeros problemas para o veículo, como redução da sua própria vida útil, maior gasto de combustível e fragilidade.
"É muito mais fácil rasgar um pneu murcho em um buraco do que um pneu com a pressão adequada, como indicado no manual do carro. É possível até desbalancear e desalinhar o veículo por ser relapso com esse cuidado."
2- Não atrase a troca dos filtros
Todo veículo tem três filtros que precisam estar em boas condições para evitar prejuízo: de ar, óleo e combustível. O especialista da SAE esclarece que adiar a troca desses filtros diminui a vida útil dos seus respectivos sistemas.
"Filtro sujo demais significa impurezas em contato com as peças do veículo. Por exemplo, filtro de óleo contaminado pode levar limalhas para o sistema, reduzindo a vida útil e gerando um gasto ainda maior, explica Franieck.
3- Não complete o óleo sem necessidade, mas também não deixe faltar
É comum parar no posto de combustível e ouvir aquela pergunta básica "quer conferir o óleo"? Se você aceitar a gentileza, fique atento a um detalhe: é preciso esperar o motor esfriar para que todo óleo do motor vá para o reservatório e a medição, então, apresente um volume real. Também é importante estar em um terreno reto, para evitar interferências.
"Um carro novo, com as manutenções feitas corretamente, dificilmente precisará completar o óleo fora da revisão. Medir o óleo fora das condições recomendadas pode causar distorções. Agora se o veículo tem mais de 100 mil km rodados, já tem desgastes no motor que demandam mais lubrificação, então é importante ficar de olho", informa Franieck.
4- Ouça seu carro
Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindirepa-SP, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, explica que é preciso ouvir o veículo. Para tanto, é necessário, às vezes, dirigir com o som desligado, prestando atenção em possíveis barulhos estranhos.
"É importante estar sempre de ouvidos atentos a esses barulhos porque, quando ignorados, a situação pode piorar e o gasto ser ainda maior na oficina. Outro detalhe importante: as lâmpadas do painel funcional como um semáforo: se acender uma luz amarela, ande com atenção, mas se for vermelha, pare imediatamente. Ignorar essas luzes é um erro gravíssimo."
Scopino alerta que a manutenção preventiva é sempre mais rápida e mais barata do que a corretiva.
5- A qualidade do combustível importa
Economizar na compra do combustível pode levar a um gasto diversas vezes maior com a manutenção do veículo, é o que explica o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças, Renato Fonseca. A recomendação é não escolher o posto apenas pelo preço, mas também pela confiança e credibilidade.
"Geralmente, os mecânicos do bairro já até sabem qual posto oferece combustível de qualidade inferior da região. Vale a pena pedir uma opinião."
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.