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BMW iX: conheça o SUV elétrico de R$ 800 mil que se 'conserta' sozinho

Pré-venda das 30 primeiras unidades do iX durou apenas 12 horas - Divulgação
Pré-venda das 30 primeiras unidades do iX durou apenas 12 horas
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

23/02/2022 04h00

Resumo da notícia

  • SUV elétrico tem porte de X7 e tecnologias inéditas na BMW
  • Carro traz grade que se conserta e sistema de som com 30 alto-falantes
  • Autonomia passa dos 600 km e é a maior entre os elétricos à venda no país

Um SUV com o porte de um BMW X7, o espaço interno de um X5 e movido a eletricidade. Essas credenciais já seriam suficientes para fazer com que o iX se tornasse o sonho de consumo dos fãs de utilitários esportivos.

Mas o primeiro SUV elétrico da marca alemã traz um pacote tecnológico capaz de seduzir até quem não é tão ligado em automóveis. "Alguns dos clientes que reservaram o iX na pré-venda não eram clientes da marca e nem se interessam muito por carros", confessou Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW.

UOL Carros conheceu todos os detalhes do iX em uma apresentação estática, antes do lançamento oficial do SUV, que está marcado para março.

Grade que se conserta

BMW iX - Divulgação - Divulgação
Não há como negar: o desenho da grade frontal divide opiniões
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Talvez você nem ache o iX tão bonito à primeira vista. A gigantesca grade frontal, que causou polêmica no M3, está lá, mas combina com as proporções generosas do SUV. São 4,95 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,69 metro de altura e 3,00 metros de distância entre-eixos.

E já que falamos na grade dianteira, nela está uma das coisas mais legais do iX: sua capacidade de regenerar riscos superficiais quando a superfície é aquecida. Ainda na parte da frente, chama atenção o fato de o capô não poder ser aberto por qualquer pessoa. Segundo a BMW, apenas manutenções especializadas podem ser realizadas por profissionais treinados pela empresa. É por isso que o bocal para colocar a água do limpador de para-brisa fica debaixo do logotipo da BMW.

O design futurista traz vários elementos que estarão presentes em futuros modelos da marca, especialmente os elétricos. Eles serão maioria na gama: segundo a empresa, 90% do portfólio da BMW contará com pelo menos uma versão elétrica.

30 alto-falantes

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Cabine abusa de materiais ecológicos e sustentáveis
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Se você não se encantou pelo lado de fora, o interior pode te seduzir facilmente antes mesmo de abrir a porta. O iX traz uma chave digital em um aplicativo de smartphone, que destrava as portas do veículo quando você se aproxima dele.

A cabine escancara a preocupação com a sustentabilidade. O couro é tingido com extrato de oliveira sem uso de produtos químicos e há apliques em madeira de reflorestamento. Já o tecido utilizado no revestimento do piso e os carpetes são feitos de Eco Nylon, material resultante de um processo de tratamento de redes de pesca que seriam abandonadas no mar.

Duas enormes telas horizontais (sendo uma delas curvada) exibem todas as informações do veículo, além dos menus e funções do sistema de entretenimento iDrive 8. O sistema de som da Bowers & Wilkins inclui nada menos do que 30 alto-falantes, com direito a alguns nos próprios bancos dianteiros.

E a recarga?

BMW iX - Divulgação - Divulgação
Autonomia do iX é a maior entre todos os carros elétricos à venda no Brasil
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A autonomia é um dos pontos mais fortes do iX. Na versão mais cara, o SUV pode rodar até 630 quilômetros sem recarregar as baterias. Já na configuração xDrive40, o motorista consegue rodar até 425 quilômetros.

O iX estreia um novo sistema que proporciona recargas de até 150kW na versão xDrive40 e 195kW na versão xDrive 50. Na condição mais rápida, a fabricante afirma que é possível obter 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos na versão xDrive50 ou 31 minutos no caso do iX xDrive40.

O modelo é o primeiro da BMW a trazer dois tipos de carregadores de fábrica. além do wallbox de 22 kW (que pode ser instalado na residência do cliente), o carro virá com o Flexible Fast Charger, um carregador rápido e flexível para uso em estações externas.

Sucesso na pré-venda

BMW iX - Divulgação - Divulgação
BMW aposta que metade dos carros elétricos que venderá no Brasil serão iX
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Mesmo custando R$ 654.950 na versão de entrada xDrive40, o iX promete fazer bastante sucesso. A pré-venda foi aberta no fim de janeiro e todas as 30 unidades foram comercializadas em apenas 12 horas.

As duas versões são movidas por dois motores elétricos - cada um instalado em um eixo. Enquanto o iX xDrive40 entrega 326 cv e torque instantâneo de 64,2 kgfm, a configuração xDrive50 Sport despeja 523 cv e 78 kgfm de torque. Só que o preço é igualmente impressionante: R$ 799.950.

Com tudo isso, a BMW acredita no sucesso de seu SUV elétrico. Tanto é que, dos 800 carros elétricos que espera vender no Brasil em 2022, a empresa estima que nada menos do que metade desse volume seja do iX.