Cara de um, nome de outro: carros que tem nome diferente em outros mercados
Há carros que são conhecidos ou feitos para mercados específicos com nomes que se tornaram tradicionais, mas nem por isso deixa de ser possível vê-los rodando por outros lugares e países, sendo vendidos por outras marcas.
Enquanto alguns modelos naturalmente têm diferentes nomes para diferentes mercados, como o Honda Fit, que na Europa é Honda Jazz, ou o Nissan March que no Velho Continente é Micra, outros nem deveriam ser vistos assim.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Suzuki Fun
Talvez o mais surpreendente é o Chevrolet Celta. O carro, que foi projetado, criado e produzido no Brasil, foi vendido na Argentina como Suzuki Fun.
Apesar de o visual ser o mesmo, o hatch por lá usava o motor 1.4 de 85 cv. Outra mudança estava no tanque de combustível, que tinha 54 litros no Brasil devido ao etanol, e lá apenas 46 l.
Dodge Trazo
Um dos carros mais feios vendidos no Brasil até hoje, o Dodge Trazo na verdade nunca pisou por aqui. Ele era comercializado em alguns mercados com esse nome, mas o carro do qual falamos efetivamente é o Nissan Tiida sedã.
Produzido no México, o carro saía da mesma linha de produção com um logotipo diferente, que também não era o da Dodge, mas a mesma mecânica japonesa com motor 1.8 - que no Brasil tinha a tecnologia flexível.
Fiat 124
Quando a Fiat lançou seu esportivo de dois lugares e roadster, todo mundo olhou e pensou "já vi esse carro em algum lugar". E viu mesmo, pois o carro nada mais era do que um Mazda MX-5 da atual geração.
A empresa japonesa, em uma parceria, "emprestou" todo o projeto para os italianos, que colocaram seu logo no carro e mantiveram o interior. Por fora, a Fiat alterou faróis, grade e lanternas, mas até o motor é o mesmo.
Ford Territory
Para nós pode ser estranho pensar que um Ford consta nessa lista, mas ele não só está como também ainda é vendido aqui. O Territory que conhecemos é um carro chinês, o Yusheng S330.
O SUV médio que chegou aqui para tentar brigar com Jeep Compass e demais rivais, como o Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, ainda não conseguiu embalar nas vendas devido ao seu preço de importado.
Toyota Supra
Uma espécie de Santo Graal para os amantes de carros, o Toyota Supra voltou às lojas em 2020, mas dessa vez não foi tão amado como em gerações anteriores. Isso porque o mítico carro japonês na verdade usa plataforma, mecânica e eletrônica do BMW Z4, graças a uma parceria entre as marcas alemã e japonesa.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.