De Ford Pinto a Mazda LaPuta: conheça os 10 carros com nomes mais bizarros
O sobrenome da participante do BBB 22 Jade Picon rende inúmeros memes nas redes sociais, mas a realidade é que a influencer já está acostumada com piadas do tipo. Afinal, no Brasil, é preciso muito pouco para fazer graça. Prevendo o deboche, no universo automotivo as montadoras precisam pensar duas vezes antes de lançar um carro com nome de batismo em um novo mercado. Imagine como seria, para um aluno da 5ª série, chegar na escola a bordo de um Ford Pinto ou Mazda LaPuta?
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Mesmo com muito estudo e análise, ainda há marcas que trazem modelos que acabaram viram meme, como Citroën Xsara Picasso e Kia Besta. Confira 10 carros com nomes bizarros que garantem boas risadas aos pré-adolescentes que vivem em todos nós.
1- Ford Pinto
Quem tem "Pinto" como sobrenome conhece um pouco das piadas que o proprietário desse sedã poderia ouvir, caso morasse no Brasil. Felizmente o veículo nunca foi comercializado por aqui, apesar de ter feito sucesso nos Estados Unidos entre os anos de 1971 e 1980.
Sua plataforma serviu de base para a segunda geração de um velho conhecido, o Ford Mustang.
2- Mazda LaPuta
O pequeno SUV LaPuta foi vendido no Japão entre 1999 e 2009. Quem vive em países de língua espanhola e portuguesa pode ficar sem entender a escolha do nome, mas vem de uma ilha do livro "As viagens de Gulliver", de Jonathan Swif. Faz sentido, mas o batismo precisaria ser substituído se fosse comercializado por aqui.
3- Citroën Xsara Picasso e C4 Picasso
Obviamente, o nome é uma homenagem ao pintor espanhol Pablo Picasso, mas isso não foi o suficiente para os donos dos dois monovolumes deixarem de ouvir piadas de mau gosto aqui no Brasil. Você já ouviu alguma dessas?
4- Kia Besta
A van da Kia é um exemplo perfeito de como um nome pode ser incrível em uma língua, mas péssimo na outra.
Besta, na verdade, era BEST "A", algo como "a melhor da classe a", em inglês, mas em português é o nome do animal, ou mesmo um xingamento a uma pessoa de pouca inteligência.
5- AMC Gremlin
Um gremlin é uma criatura mitológica de natureza malévola e aparência feia, popular na tradição saxã-germânica. O nome significa irritar ou incomodar, também está relacionado a confusão.
Como o compacto da década de 1970 não tinha beleza como seu forte, o nome foi uma piada pronta.
6- Nissan Navara
Mais um nome que daria assunto aos alunos da 5ª série, Navara é como se chama a picape Frontier em alguns mercados, como o espanhol. Felizmente, a marca preferiu trazê-la com outro título ao Brasil.
7- Chana Motors
A marca de carros chinesa chegou ao Brasil em 2006, com uma linha de veículos comerciais leves. Sem dar muitas explicações, em 2011, mudou o nome no país para Changan, mas nós podemos imaginar o motivo...
8- Volkswagen Tupi
O popular Volkswagen Fox quase foi batizado de Tupi. Parece inofensivo, mas em países de língua inglesa a pronúncia ficaria um tanto bizarra: "to pee", ou seja, fazer xixi. Por isso, adotaram Fox, raposa em inglês, nome que era utilizado na versão de exportação da primeira geração do Voyage.
9- Nissan Moco
Outro nome que não pegou bem na tradução foi o Moco, um compacto da Nissan que, em espanhol, significa catarro. Chato, né? Felizmente, ele foi vendido apenas no Japão.
10- Honda Fit ou Fitta?
Ele acabou de dizer tchau ao mercado brasileiro, mas não sem antes passar por uma polêmica. O monovolume, na verdade, era batizado de Fitta, mas na Finlândia, Noruega e Suécia a palavra significa vulva. Por isso, na Europa, ele é chamado de Jazz. E, para não gerar constrangimentos, em outros mercados, ficou como Fit.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.