5 detalhes que incomodam, mas as marcas não abrem mão em seus carros
É difícil encontrar um carro em que todos os itens agradem 100% ao dono, imagine aos jornalistas especializados. No entanto, há itens polêmicos que não chegam a tornar o modelo ruim, mas incomodam quem utiliza o automóvel todos os dias.
Confira cinco probleminhas que as marcas insistem em não resolver.
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1- Ressalto no assoalho (Honda)
A plataforma da Honda que servia de base para as antigas gerações do Fit e HR-V, e para os atuais City hatch e sedã, tem uma excelente modularidade. Colocando o tanque de combustível no assoalho do carro, criou-se a possibilidade de adaptar os bancos para levar inúmeros tipos de cargas.
Apesar da funcionalidade, o carona acabou prejudicado. Explico: o tanque de combustível fica embaixo dos bancos dianteiros, criando um degrau. Para o motorista, não é tão incômodo, já que suas pernas estão sempre esticadas para alcançar os pedais, mas o passageiro não pode sentar-se com as pernas fazendo uma ângulo de 90º, precisa desviar do ressalto. Cansa em longas viagens.
2- Câmbio na alavanca do limpador de para-brisas (Mercedes-Benz)
O câmbio no lugar onde, tradicionalmente, fica o comando do limpador de para-brisas em outras marcas virou uma marca registrada da Mercedes-Benz. É fato que para quem usa o carro no dia a dia é fácil se adaptar à funcionalidade, mas ainda assim, por ficar atrás do volante, é perigoso acioná-lo sem querer, com um esbarrão, por exemplo.
Deixar o console central mais livre, sem uma alavanca física, virou tendência entre as marcas de luxo, mas há outras possibilidades, como um pequeno botão giratório, por exemplo.
3- Baixa iluminação em interiores escuros (Fiat)
Lançar uma versão com detalhes escurecidos de um carro generalista é outra tendência de mercado, que apela para a esportividade. Nos modelos da Fiat, no entanto, falta adaptar a iluminação aos modelos com teto preto.
Às vezes fica quase impossível encontrar objetos dentro do carro por conta da pouca luz.
4- Buzina difícil de acionar (Volkswagen)
A cena é corriqueira: o motorista dá um toquinho na buzina e ela não é acionada, aperta mais forte, e um som escandaloso acaba assustando a todos. Nos Volkswagen, o incidente é culpa do condutor, afinal, a buzina é bem dura e difícil de acionar.
5- Avisos inconvenientes (Citroën)
Um alerta de colisão, sistema que avisa caso o condutor se aproxime demais do objeto à frente - é sempre bem-vindo, mas no caso da versão mais completa do C4 Cactus ele chega a ser invasivo. Isso porque, a cada vez que um carro entra na sua frente, aparece um aviso que toma toda a tela da central multimídia, impedindo que o condutor siga um mapa, por exemplo.
A chatice acontece em várias situações, como ao alterar a configuração do limpador de para-brisas, novamente, uma notificação toma toda a tela da central. Se você estiver em um caminho que não conhece, prepare-se para ficar perdido.
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