Jeep 100% elétrico chega em 2023; o que sabemos sobre o novo SUV
A Stellantis, conglomerado que é a junção dos grupos FCA e PSA, anunciou uma mudança enorme nos próximos anos. A empresa fez grande projeto de eletrificação até o fim desta década e aproveitou para mostrar o primeiro Jeep 100% elétrico que será lançado no primeiro semestre de 2023.
O modelo apresentado e ainda sem nome é o primeiro de três Jeep elétricos que serão apresentados até 2024. Além do modelo, que mistura as dimensões de um Renegade com elementos visuais do Compass, a marca vai mostrar um off-road elétrico e um SUV familiar.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O menor deles será, apesar do estilo off-road, um carro focado no uso urbano, devido à altura do solo, por exemplo. Enquanto a dianteira guarda elementos que se assemelham a modelos maiores, como os faróis parecidos com os do Commander, bem como a grade mais estreita, a traseira traz lanternas ao estilo do Renegade.
Outra novidade são as maçanetas das portas traseiras que foram incorporadas a coluna C, no mesmo estilo da atual geração do Honda HR-V, e a grade frontal fechada, já que não tem necessidade de refrigeração, mas mantendo o desenho de elementos das sete barras que forma o DNA visual dos carros da Jeep.
Pela lógica, os três modelos elétricos da Jeep serão os equivalentes de Renegade, Wrangler e Cherokee. O compacto deve se aproveitar da plataforma e-CMP da PSA, usada atualmente pelos e-208 e e-2008. Os demais devem vir sobre as novas plataformas elétricas da Stellantis, a STLA.
As plataformas STLA serão dividas em quatro variantes, compacta, média, grande e modelos de chassi sobre longarinas, como é o caso das picapes da Ram, o Wrangler e a Gladiator.
Por que começar pela Jeep?
Desde que era FCA (Fiat-Chrysler) a Jeep foi colocada no mercado como a menina dos olhos do falecido CEO Sergio Marchionne. Ele fez a marca crescer de modo que se tornou sucesso em todos os mercados, incluindo o Brasil, onde ganhou aspecto de marca premium, mas vende como montadora de volume.
Aproveitar dessa boa aceitação da marca para lançar os novos produtos elétricos deve ajudar. Além disso, na Europa e EUA, a empresa já começou a eletrificar com versões híbrida plug-in (que carrega na tomada, mas tem motor a combustão também) Renegade, Compass e Wrangler.
Inclusive, o Compass 4xe está programado para chegar este ano ao Brasil, por enquanto importado da Europa, como um complemento a linha atual que tem versões turboflex e turbodiesel.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.