Por que guerra entre Rússia e Ucrânia pode complicar mercado automotivo
Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (02/03) da newsletter Carros do Futuro. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
O mundo automotivo, que vive no momento uma crise no abastecimento de chips semicondutores, pode estar à beira de mais um problema nos próximos tempos devido à invasão russa na Ucrânia.
No momento, a crise dos chips tem criado problemas nas cadeias de suprimentos das montadoras, cortes de produção e paralisações temporárias. Agora, com o problema na Rússia, as fabricantes podem encontrar outras questões. O país produz vários metais importantes para o setor, incluindo níquel e paládio.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Além disso, o local também possui fábricas de montadoras grandes de carros populares, como Volkswagen, Toyota e Stellantis.
Tudo isso ainda é piorado pelo fato de, segundo a NBC, um quarto das peças dos carros russos virem do exterior, incluindo dos Estados Unidos - que já anunciaram sanções ao país.
A crise na indústria russa pode impactar o resto do mundo. Países como África do Sul e Zimbábue produzem uma quantidade significativa de paládio, porém as previsões atuais indicam um aumento de preço iminente para o metal. Outro que pode sofrer com isso é o níquel, também disponível na Indonésia e nas Filipinas, e que é vital para a produção de baterias - principalmente com a crescente eletrificação da indústria.
Do outro lado, os preços do petróleo subiram para um recorde de oito anos nesta semana devido às tensões. A Rússia é responsável por cerca de 12% das exportações de petróleo globais, e isso deverá influir no preço da gasolina mundo afora.
Assim, com sanções e a escassez de matéria-prima, além do aumento do petróleo, a indústria global deverá passar por mais um momento complicado em 2022
UOL Carros recomenda
Caminhão arqueado: MPF abre inquérito após ministro prometer 'vista grossa'. Leia mais
Carros ficaram mais frágeis? Por que isso pode salvar sua vida em acidentes. Leia mais
Bombou nas redes
Caminhoneira grávida: Sheila Bellaver concilia estradas com pré-natal. Leia mais
Fim do único dono? Como venda de carros seminovos 'enlouqueceu' no Brasil. Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.