"Batman do aplicativo" customiza carro contra o trânsito e sofre com calor
Um Renault Kwid 2018 deixou de ser só mais um carro popular para se transformar no veículo oficial de um "super-herói" em Boa Vista (RR). Com rodas vermelhas, adereços que abusam do preto, adesivos e utensílios do Homem-Morcego, surgiu o "Kwidmóvel".
A ideia foi do motorista de aplicativo José Carlos de Matos, 36, que iniciou o projeto há dois anos para dar uma "personalidade forte" ao carro. O motorista não deixa o veículo sozinho na caracterização, pelo menos nas ocasiões especiais, quando dirige pelas ruas vestido de Batman.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
"Primeiro eu pedi para envelopar o teto e sobrou um pedaço desse envelope. Aí então decidi fazer algum adesivo e foi quando tive a ideia de usar o Batman. O primeiro adesivo foi próximo à placa, depois um ou outro atrás, e fui fazendo toda a parte externa", contou.
A proposta inicial não era criar o "Kwidmóvel", mas deixar o veículo mais atraente. Contudo, à medida que a ideia ganhou repercussão, o motorista decidiu ampliar o projeto.
"Aí veio a ideia de levar para dentro do carro e personalizei. Comprei uns produtos e confeccionei os morcegos e pendurei na parte interna. (...) não foi assim, de um dia para o outro, foi de pouco a pouco", destacou. "Aqui acolá vou modificando e incrementando".
O boneco do personagem predileto dos quadrinhos foi pendurado no retrovisor, a máscara em referência ao herói vivido por Bruce Wayne está grudada no volante, e o teto do carro é repleto de morceguinhos feitos artesanalmente com papel e tesoura.
O "Batman do aplicativo", como chamam alguns passageiros, não usa o "Kwidmóvel" somente para o trabalho. No veículo, o motorista foi até um hospital da rede pública e levou alegria e um pouco do Universo DC para crianças que estavam internadas.
"Eu levei uns balões personalizados do Batman também. Queria ter levado algo a mais, mas não tive condições. (...) isso também foi graças a um passageiro que me ajudou".
"Inimigo número 1"
O "Batman do aplicativo" trabalha durante a manhã e, principalmente, à noite. Ele evita o turno da tarde porque teme o inimigo número 1: o calor.
A temperatura média na capital roraimense chega a 37 graus e o ar-condicionado do "Kwidmóvel" está com defeito, embora as demais partes do veículo permaneçam em bom estado de conservação.
O 'traje' usado por José foi adquirido com a ajuda do irmão, que buscou a fantasia na internet. "Não sabia se iria ficar igual à foto", lembrou. A roupa, no entanto, coube perfeitamente, mas não se tornou uma boa opção nos dias de sol forte.
"A máscara incomoda um pouco, então o calor não ajuda. Mas esse é o meu 'ganha pão', esse carrinho. (...) Eu achava uma coisa simples, mas aí as pessoas ficaram surpresas", destacou sobre a customização.
O "Kwidmóvel" também transportará a família de José ao cinema para assistir "The Batman", interpretado por Robert Pattinson - bastante conhecido pela atuação em Crepúsculo. O longa-metragem estreou na última quinta-feira (3).
"Estou ansioso pelo momento. Vou levar a 'Batfamília'. Tem a Mulher-gato (esposa), o Mini-batman (filho mais novo) e os outros dois adolescentes", brincou o motorista, surpreso com a repercussão da iniciativa. "Essa é a minha empresa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.