Topo

Renault confirma novo SUV e motor 1.0 turboflex feitos no Brasil

Novo SUV da Renault com motor 1.0 turbo flex - Reprodução/@mentirasautomotivas
Novo SUV da Renault com motor 1.0 turbo flex Imagem: Reprodução/@mentirasautomotivas

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

07/03/2022 15h12Atualizada em 07/03/2022 18h10

A Renault anunciou a chegada de novidades para a fábrica da marca no Brasil. A empresa francesa anunciou a chegada da produção de um motor 1.0 turbo aqui e também a plataforma CMF-B, a mesma do Clio Europeu, para produzir um SUV localmente.

A plataforma CMF-B será utilizada para a chegada de um novo SUV e vem ao encontro dos últimos anúncios da marca de que deixaria de usar as plataformas da Dacia, sua marca de baixo custo para a Europa e que deu origem a Sandero, Logan e Duster.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Esse novo SUV que será produzido em São José dos Pinhais (PR) deve ser o sucessor do Stepway. O modelo que tinha a pegada de aventureiro do Sandero, deve dar espaço para um SUV com estilo de cupê, nos padrões do VW Nivus.

A mula do carro inclusive já foi flagrada em testes na região da fábrica, com uma escolta de Duster acompanhando nas rodovias do Paraná (PR). O flagra aqui reproduzido foi publicado pelo perfil Mentiras Automotivas.

Outro projeto esperado em cima dessa plataforma é o derivado do conceito Bigster, um SUV de sete lugares derivado do design do Duster, mas já produzido sobre a nova base, mais moderna e modular e que também antecipa a nova geração do Duster.

Essa plataforma também já vem preparada para trabalhar com eletrificação, tanto para desenvolver carros híbridos quanto para carros 100% elétricos.

O projeto da Renault é melhorar o valor agregado dos produtos da marca, investindo mais em SUVs, por exemplo, e menos em carros de entrada, onde a margem é pequena, como é o caso do Sandero, que não terá uma nova geração feita aqui.

"A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros