Topo

Volkswagen ID Buzz: a nova 'Kombi' elétrica é apresentada; confira

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2022 15h23

A Volkswagen apresentou hoje (9), a inédita ID Buzz, veículo comercial elétrico da marca. O modelo, apesar de não trazer o nome é o sucessor espiritual da Kombi, que foi um ícone no Brasil por anos.

O ID Buzz faz parte da linha de elétricos ID, que já tem o ID3, ID4, ID5 e ID6 que usa uma plataforma modular produzida para diferentes tipos de elétricos.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Apesar das linhas finais que aparecem pela primeira vez sem camuflagem, a VW ainda anunciou o carro no evento como um carro pré-série e não como o carro final, ainda que seja.

O carro será lançado, ao mesmo tempo, nas versões de passageiros e também na de carga, que na Europa faz parte de uma divisão especial para veículos comerciais da companhia alemã.

O ID Buzz divide com os demais IDs, além da plataforma suas tecnologias. Isso inclui o assistente pessoal que responde a comandos de voz, o mesmo volante e o painel de instrumentos minimalistas e apenas com o necessário de informações.

Herdado dos demais elétricos também foi o sistema de luzes de LEDs com a tecnologia IQ Light, presente na versão mais cara do Taos aqui no Brasil também, pacote ADAS de segurança ativa e passiva, com itens como frenagem autônoma e ACC adaptativo, entre outros.

Como a Kombi original, o ID Buzz mantém apenas a tração traseira e com motor montado no eixo traseiro. Dependendo da escolha, ela pode contar com portas nas duas laterais traseira ou apenas a tampa do porta-malas.

De acordo com a Volkswagen são 203 cv (150 kw) que podem chegar, num ponto de pico, a 231 cv, e tem uma bateria de íons de lítio com capacidade de 77 kWh que fica alojada no assoalho, como nos demais elétricos.

O interior configurável permite carregar paletes no padrão europeu com 4m³, 600 kg de carga e mais 100 kg no teto. O modelo tem também um banco do passageiro modular que abaixa, como do Fit/City Hatch, para aumentar o espaço de carga se necessário.

Do utilitário original, o ID Buzz também traz a inspiração com as cores vibrantes para a carroceria e a opção mais desejada de todas, a bicolor, ou popularmente chamada de "saia e blusa" no Brasil.

Como se tornou padrão na indústria, a Kombi ganhou alguns easter eggs, ou pequenos detalhes escondidos pela carroceria em forma da Kombi antiga, emoji de sorriso, entre outros.

A apresentação da ID Buzz foi realizada em Hamburgo, usando um prédio antigo do porto, mas que foi modernizado e hoje é alimentado apenas com painéis solares que ficam alojados no teto da construção.

De acordo com a Volkswagen era dessa área que as Kombi originais, ou Transporter, como era chamada, eram depois de produzidas exportadas para os países no qual era vendida.

VW ID Buzz, a Kombi elétrica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros