Sanções à Rússia fazem Lada ser obrigada a parar produção em fábrica
Com as sanções impostas à Rússia aumentando cada vez mais, empresas e operações locais já começam a sentir os efeitos da desaprovação do mundo frente à invasão na Ucrânia. Agora, de acordo com o Wall Street Journal, a marca local Lada se viu forçada a interromper sua produção.
Fundada em 1966 durante a URSS e propriedade da AutoVAZ, a Lada já foi autossustentável durante a Guerra Fria, no entanto atualmente a empresa tem 67,61% sendo controlados pela Renault. Assim, sua fábrica na cidade russa de Togliatti tem 20% de suas peças fornecidas por fábricas da montadora francesa na Romênia.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Além disso, outros componentes eletrônicos também vêm de fora da Rússia. A parada inicial na produção ocorreu em 5 de março, com uma nova parada prevista de 9 de março a 11 de março.
Um ex-membro do conselho da AvtoVAZ foi citado na matéria dizendo que "se o comércio parar, a AvtoVAZ para", observando a dependência da empresa de peças externas. Ainda segundo a fonte, a transição da empresa para voltar a funcionar sem o apoio da Renault levaria meses ou anos.
A Lada afirmou que seguirá pagando seus funcionários normalmente apesar da escassez e das paralisações. A empresa espera restaurar as operações em suas fábricas ociosas de Togliatti e Izhevsk o mais rápido possível. Os impactos no mercado interno russo podem ser grandes, já que a marca teve 21% de participação em vendas no último ano.
Para a Renault, o prejuízo também poderá ser grande já que a Rússia é seu segundo maior mercado após a França. A empresa obteve um lucro líquido de cerca de US$ 181 milhões com suas operações russas no ano passado, com os 350 mil veículos vendidos pela AvtoVAZ, o que compreende 12% das vendas totais da Renault no mundo. Em meio aos temores da guerra, 35% das ações da Renault caíram em março.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.