Topo

Vídeo com película antivandalismo viraliza após suposto assalto; funciona?

Película antivandalismo não é blindagem, mas promete maior proteção a ocupantes de veículos; veja como funciona - Divulgação
Película antivandalismo não é blindagem, mas promete maior proteção a ocupantes de veículos; veja como funciona Imagem: Divulgação

Paula Gama

Colaboração para o UOL

11/03/2022 04h00

Em um vídeo viral do TikTok, a cosmetóloga Luana Stabile afirma que, por poucos segundos, não teve seus pertences roubados na Avenida 23 de Maio, em São Paulo. Ela diz que foi salva por uma película antivandalismo, proteção extra para vidros automotivos que dificulta que eles sejam quebrados e evita estilhaços. Afinal, o equipamento realmente é uma proteção contra roubos e furtos?

No vídeo, Luana relata que um homem teria dado cinco socos em seu vidro até, de fato, conseguir quebrá-lo. No entanto, a inesperada demora teria sido suficiente para ela retirar o celular de vista e chamar a atenção de outros motoristas - o que teria feito com que o criminoso fugisse do local, evitando a concretização do assalto. Na prática, pontua a influenciadora, a película deu um tempo de reação maior para fugir do ataque.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"A gente nunca tem certeza se realmente ela funciona, mas aqui está a prova. Estamos na posição de achar que isso [o equipamento] é ótimo. A película funcionou", relata. No vídeo, é possível perceber que, apesar de quebrado, o vidro se manteve relativamente inteiro não se espalhou pelo veículo, o que também reduziria o risco de ferimentos em caso de acidente.

Como funciona o equipamento

A película antivandalismo é feita com lâminas de poliéster que aumentam a resistência dos vidros do veículo contra impactos.

A camada protetora evita que o vidro se estilhace ou se quebre por completo em caso de acidentes ou tentativas de crimes com armas brancas, como uma pedra. Apesar da segurança extra em relação às películas normais, o vidro não fica inquebrável e a proteção não chega perto de uma blindagem, que custa mais de R$ 50 mil e previne contra disparos de arma de fogo.

"Existem graus de proteção. Por exemplo, a película PS4 suporta até 80 kg de impacto; a PS8 aguenta até 120 kg e assim por diante. Na prática, elas resistem a uma paulada ou um ataque com pedras, mas não é uma blindagem", esclarece o especialista em películas Felipe Souza, da DK136. Segundo ele, o preço da instalação de um equipamento como esse parte de R$ 640.

Em relação à proteção solar, Souza explica que o resultado é bem parecido com o das películas comuns. "O cliente pode escolher a tonalidade desejada, desde que respeite a legislação."

O que a diz a lei

O Código de Trânsito Brasileiro não cita, exatamente, as películas antivandalismo em seu texto, mas determina o limite mínimo de transparência do vidro de 75% no para-brisa; 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos vidros traseiros - já com a película aplicada. Ou seja, respeitando essas porcentagens, o equipamento está dentro da lei.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.