Topo

Papamóvel brasileiro: 'nave' sobrevive 42 anos após servir líder católico

Papamóvel Ford Galaxie Landau exposto no Veteran Club do Paraná  - Fabiano Guma/Arquivo pessoal
Papamóvel Ford Galaxie Landau exposto no Veteran Club do Paraná Imagem: Fabiano Guma/Arquivo pessoal

Paula Gama

Colaboração para o UOL

13/03/2022 04h00

Há mais de 50 anos, a expressão "carro de luxo" no Brasil tinha um sinônimo: Ford Galaxie Landau, a versão topo de linha do automóvel mais caro do País naquela época. O sedã enorme era tão exclusivo que fez parte da frota da Presidência da República e foi utilizado por celebridades e autoridades. No Paraná, um exemplar de 1976 foi convertido em papamóvel para transportar o Papa João Paulo II na sua visita a Curitiba (PR), em 1980.

A passagem do então líder da Igreja Católica pela capital paranaense aconteceu cerca de um ano antes de o pontífice sofrer um atentado a tiros no Vaticano. Por isso, na época, a segurança dos papamóveis não era tão reforçada quanto atualmente. Para receber o líder da Igreja Católica, o Ford Galaxie ganhou um teto solar e o banco dianteiro foi substituído por uma plataforma, permitindo que João Paulo II ficasse em pé para acenar aos fiéis.

Siga o UOL Carros no

"Quando o papa chegou ao aeroporto de Curitiba, foi conduzido no Galaxie, que pertencia ao governo do Estado. Depois da apresentação, o carro ficou encostado na garagem do Palácio Iguaçu (sede do governo do Paraná) por anos", conta Roberto Byesemeyer, sócio do Veteran Club do Paraná - hoje responsável pela manutenção e pela guarda do veículo histórico.

O modelo recebeu um teto solar e o banco dianteiro foi substituído por uma plataforma, para que o Papa ficasse de pé - Fabiano Guma/Arquivo pessoal - Fabiano Guma/Arquivo pessoal
O modelo recebeu um teto solar e o banco dianteiro foi substituído por uma plataforma para que o Papa ficasse em pé
Imagem: Fabiano Guma/Arquivo pessoal

Byesemeyer afirma ser comum que veículos especiais de órgãos públicos fiquem "encostados", sem manutenção, por falta de profissionais especializados para providenciar o necessário cuidado.

"Na década de 1990, o governo estava mudando a frota de Galaxies para Opalas, por questões de economia, e leiloou os veículos disponíveis, dentre eles, o papamóvel. Eu era presidente do Veteran e, mediante pedido,o governo entregou o carro ao clube por meio de comodato. Atualmente, o Landau está todo original e em pleno funcionamento. Se não estivesse com a gente, não sei se hoje teríamos notícia desse veículo."

O papamóvel é uma das pérolas do clube e costuma ser exposto nos eventos de comemoração ao aniversário de visita do papa a Curitiba e também em outras reuniões de carros antigos. Segundo o sócio do Veteran Club, nessas ocasiões é comum que fiéis toquem o carro e façam o sinal da cruz, em reverência ao Papa João Paulo II. "É um carro abençoado", afirma.

O Landau

Fiéis consideram o veículo um carro abençoado, e fazem reverência quando o tocam  - Fabiano Guma/Arquivo pessoal - Fabiano Guma/Arquivo pessoal
Fiéis consideram o veículo um carro abençoado e fazem reverência quando o tocam
Imagem: Fabiano Guma/Arquivo pessoal

A versão Landau era a mais luxuosa do Galaxie, que tinha mais de 5,3 metros de comprimento e 2 metros de largura. Era capaz de transportar seis pessoas com conforto - três no banco da frente e três no banco traseiro. O motor era um impressionando V8 com 199 cv de potência e 39,8 kgfm de torque. A transmissão era automática de três velocidades.

O interior trazia revestimentos com veludo vermelho e jacquard inglês e todos os acabamentos eram trabalhados com muito esmero. Havia exclusividades para a época, como ar-condicionado e sistema de rádio.

O modelo teve a produção encerrada em 1983, após somar 77.850 unidades vendidas no Brasil.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.