Topo

Audi A6 Avant e-tron: perua elétrica é grata surpresa no mar de SUVs

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

17/03/2022 00h01

Resumo da notícia

  • Perua vai ser lançada oficialmente em 2024
  • A6 Avant e-tron tem plataforma feita só para elétricos
  • Baterias suportam recarga ultrarrápida e chegam a 80% em menos de 20 minutos

A família de modelos elétricos da Audi está crescendo em um ritmo frenético. UOL Carros participou de uma apresentação online da A6 Avant e-tron, que estreia em 2024 para se juntar a e-tron SUV, e-tron Sportback, RS e-tron GT e Q4 Sportback.

O quinto membro da gama de elétricos da marca alemã será feito sobre a plataforma PPE (sigla em inglês para Premium Platform Electric, ou Plataforma Elétrica Premium).

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A nova base, inclusive, estreia um ano antes da própria A6 Avant e-tron, uma vez que será aproveitada em vários veículos eletrificados da Audi, inicialmente no segmento "D" (no qual estão os modelos de médio e grande porte) e depois na categoria "C", como a dos SUVs médios.

Linda de morrer

A6 e-tron 2 - Divulgação - Divulgação
Perua é baseada no conceito A6 e-tron, revelado em 2021
Imagem: Divulgação

Inspirado no A6 e-tron revelado em 2021, a Avant repete o estilo esportivo do sedã e antecipa como serão os futuros modelos da marca das argolas.

A perua é bem larga (1,96 metro) e baixa (1,44 metro). Alguns elementos de estilo, como os faróis extremamente afilados e as rodas grandes fazem com que a A6 e-tron Avant pareça ainda mais baixa do que ela realmente é. De acordo com a equipe de design da marca, a perua é um exemplo de um "veículo com proporções que beiram a perfeição".

Autonomia? É para já

A6 Avant e-tron 2 - Divulgação - Divulgação
Linhas esguias fazem com que a A6 Avant e-tron pareça ainda mais baixa
Imagem: Divulgação

Curiosamente, a Audi aproveitou a apresentação de uma perua elétrica para confirmar que "não vai deixar de produzir motores a combustão". A empresa afirma que ainda existe mercado para quem aprecia as características deste tipo de motorização - e que seguirá fornecendo produtos enquanto houver demanda.

Mas, voltando a falar da novidade, a Avant será equipada com um motor elétrico de 100 kW, que possui a tecnologia de carregamento de até 800 volts.

A6 Avant e-tron 3 - Divulgação - Divulgação
Carga das baterias passa de 5% a 80% em menos de meia hora
Imagem: Divulgação

Com isso, a Audi afirma que é possível elevar a carga das baterias de 5% para 80% em menos de 20 minutos em um carregador rápido. Nele a fabricante estima que é possível obter autonomia de 300 quilômetros em apenas 10 minutos.

A empresa não divulgou números de desempenho da A6 Avant, mas, caso siga as especificações do sedã, deve ter 476 cv e torque instantâneo de 81,6 kgfm. A promessa é de uma aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de sete segundos, tempo que cai para menos de três segundos no caso das futuras versões de alto desempenho que levam a grife RS.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.