Topo

Mico: as versões que quase ninguém quer dos carros mais vendidos

Fiat Strada Endurance de cabine dupla é a configuração menos desejada do veículo líder em número de emplacamentos - Divulgação
Fiat Strada Endurance de cabine dupla é a configuração menos desejada do veículo líder em número de emplacamentos Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/03/2022 13h24Atualizada em 18/03/2022 14h03

Mesmo os veículos mais vendidos do Brasil têm uma ou mais versões menos desejadas pelos clientes e que, portanto, vendem pouco.

No mercado de automóveis usados e seminovos, essas configurações que poucos querem ou quase ninguém deseja são chamadas de "mico": muitas perdem valor por conta da baixa demanda.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com base em dados da consultoria Jato Dynamics, veja abaixo as configurações "micadas" dos dez veículos mais emplacados do Brasil no primeiro bimestre de 2022.

Nesta lista, versões que já saíram de linha, mas ainda tinham unidades nas concessionárias neste início de ano, foram desconsideradas. Confira.

Fiat Strada

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Endurance 1.4 Cabine Dupla (2 unidades vendidas em 2022)

Líder de mercado em 2021 e com ampla folga na liderança em 2022, a picape compacta da Fiat traz motor 1.3 Firefly com opção de câmbio automático CVT. A Strada também segue à venda com o antigo motor 1.4 em versões destinadas ao trabalho, como a Endurance - cuja configuração de cabine dupla vendeu pouco, mas segue disponível no site comercial da respectiva montadora.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 Sport - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Versão 'micada': Sport (112 unidades vendidas em 2022)

A versão com visual esportivo existe desde a primeira geração do HB20 e retornou na atual e segunda geração. A mecânica não tem novidades e mantém o conjunto de motor 1.0 turboflex com câmbio automático de seis velocidades. O pacote de equipamentos é bom, mas o preço fica salgado para quem entrega só conteúdo visual.

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix LT 1.0 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Versão 'micada': 1.0 turbo LT manual (269 unidades vendidas em 2022)

Antigo líder de vendas, o Onix ainda não conseguiu retomar a ponta, que continua com a Fiat Strada e com o Hyundai HB20 - considerando apenas os carros de passeio. Após ficar cinco meses sem ser produzido por falta de peças em 2021, o hatch compacto voltou a ser fabricado em agosto do ano passado e tem graduallmente aumentado os respectivos emplacamentos.

Jeep Compass

Jeep Compass Longitude diesel 2022 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Versão 'micada': Longitude Turbodiesel (7 unidades vendidas em 2022)

O Compass ganhou em 2021 sua primeira reestilização profunda, apesar de o visual ser o que menos mudou. O retoque externo foi sutil, enquanto por dentro o carro ganhou outra vida com novos painéis, acabamento e equipamentos. O conjunto com motor turbodiesel foi mantido e só ganhou o tanque de Arla 32, enquanto as configurações flex mudaram: saiu o 2.0 aspirado e entrou o 1.3 turboflex.

Volkswagen T-Cross

VW T-Cross Highline 2021 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Highline (1.105 unidades vendidas em 2022)

O T-Cross ganhou pequenas mudanças, como o emblema VW e o volante na linha 2022, e continua essencialmente o mesmo carro que conhecemos desde que chegou às ruas do País. O modelo tem figurado desde então entre os mais vendidos, porém a versão de topo Highline, com motor 1.4 turboflex de 150 cv, nesse bimestre foi a menos vendida - até menos do que a "pelada" Sense.

Hyundai Creta

Hyundai Creta Comfort 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Comfort (152 unidades vendidas em 2022)

O Creta chegou a sua segunda geração no ano passado e hoje vai bem, mantendo-se entre os mais vendidos, apesar do visual polêmico. Além disso, ele mantém a versão Action da antiga geração ainda em linha, como uma opção de entrada. Porém, a variante que vende menos é a de entrada da nova geração: a Comfort com motor 1.0 turboflex.

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Turbo LT 2020 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': LT Turbo Manual (284 unidades vendidas em 2022)

Dentre as muitas versões que a linha Onix Plus oferece, a que menos vendeu neste bimestre foi a LT com motor 1.0 turbo e câmbio manual. Disponível também no hatch, seria uma opção divertida para quem gosta de uma pegada mais esportiva, mas claramente a maior parte dos clientes prefere o conforto da transmissão automática.

Renault Kwid

Renault Kwid Intense 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Intense (779 unidades vendidas em 2022)

Na mudança de visual lançada neste ano, o Kwid também deu adeus à sua versão mais básica, a Life. Agora, a configuração de entrada é a Zen, que não é a menos vendida, mas sim a intermediária Intense. Em todas as variantes há controles de tração e estabilidade, quatro airbags e luzes de condução diurnas.

Jeep Renegade

Novo Jeep Renegade Trailhawk - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Trailhawk (15 unidades vendidas em 2022)

Com a chegada a reestilização neste começo de 2022, o Renegade também ganhou novo motor, que aposentou de uma vez o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel na gama do SUV compacto. Agora, todas as variantes vêm com o propulsor 1.3 turboflex de até 185 cv, inclusive nas versões com tração 4x4, anteriormente associadas à motorização a diesel. É o caso do Renegade Trailhawk, que teve apenas 15 unidades emplacadas neste bimestre.

Fiat Argo

Fiat Argo Trekking - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Versão 'micada': Trekking 1.3 (142 unidades vendidas em 2022)

O Fiat Argo está esperando sua primeira mudança de visual desde o respectivo lançamento e também a chegada do câmbio automático CVT associado ao motor 1.3 e também ao 1.0 turbo, que entrará no lugar do antigo 1.8.

Até lá, o modelo tem se virado com o 1.3 e o 1.0 aspirados e acompanhados pelo câmbio manual - menos a versão Trekking, aventureira que agora tem de disputar público com o Pulse, que é um SUV, mas com dimensões parecidas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros