Agora a Nasa vem: com gasolina a R$ 8, triciclo movido a lenha vira solução
Dizem que o brasileiro abusa da criatividade para se adaptar a situações desfavoráveis - tanto que deveria ser estudado pelos cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana . Isso vale para o aumento no preço da gasolina.
A julgar por um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais, um cidadão se virou para acabar com a dependência do petróleo nos seus deslocamentos.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
A gravação, feita aqui em nosso País, mostra um homem pilotando um triciclo artesanal movido a vapor e abastecido com lenha. Se a tecnologia não é nova, ela foi abandonada como opção de transporte factível há muitos anos em ao menos boa parte do mundo.
O projeto faz parte do canal no YouTube "Professor Pardal Brasil", de um homem que se identifica como Joel e mora no interior de Minas Gerais. UOL Carros tentou contato com o dono do canal, mas não obteve resposta até o momento.
No respectivo canal, o "professor pardal" mostra como fez toda a montagem do seu triciclo, desde a criação do motor para trabalhar a vapor até ele começar a funcionar.
Apesar de não ser emplacado, o veículo é utilizado em pequenos trajetos na cidade, onde grava suas pequenas viagens, deixando fumaça de vapor para trás e o som de que lembra uma locomotiva antiga.
Para os leitores mais novos, que talvez nunca tenham visto um veículo a vapor, vale explicar é preciso ter uma caldeira para ferver água e gerar vapor, que é armazenado sob pressão, gerando o movimento de pistões que traciona o triciclo.
No caso específico, o veículo de três rodas utiliza um chassi tubular criado especialmente para o projeto e rodas de bicicleta, o que garante leveza e, consequentemente, menor esforço para vencer a inércia e tirar o veículo da imobilidade.
E aí, você trocaria o seu carro atual por um veículo movido a vapor em tempos de gasolina chegando a custar mais de R$ 8 o litro no Brasil?
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.