5 aplicativos que vão 'salvar' seu bolso em tempos de gasolina cara
Com o preço do combustível nas alturas, qualquer ajuda para economizar no posto é bem-vinda. Nesse cenário, aplicativos despontam como uma solução para encontrar o preço mais barato da sua região, entender qual combustível é mais vantajoso entre etanol e gasolina e até mesmo para aprender a conduzir de forma mais econômica.
A iniciativa de usar aplicativos para buscar alternativas mais baratas entre os postos de combustíveis é apoiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a pasta, quando a maioria dos consumidores se mobiliza para procurar combustíveis de qualidade mais baratos, a livre concorrência prevalece - afastando os consumidores de revendedores que praticam preços mais elevados sem justificativa.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O consumidor pode recorrer a meios legais em caso de cobrança abusiva.
"Havendo violações à legislação de defesa da concorrência, o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] pode ser acionado. Na prática, considerando que a consulta presencial a postos nem sempre é indicada, justamente pelo custo, o consumidor pode se valer de ferramentas de comparação de preços, como o aplicativo público e gratuito 'Menor Preço Brasil', disponível nas principais plataformas", diz o Ministério, por meio de nota.
Aplicativos que ajudam a economizar com combustível:
1 - Menor Preço Brasil
O aplicativo Menor Preço Brasil mostra na aba "combustíveis", na primeira tela do celular ou do site, as opções gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel ou GNV. O consumidor pode, através do filtro de pesquisa, verificar os preços praticados nos postos, com base nas notas fiscais emitidas. Nesse caso, o aplicativo também informa o endereço e a distância até o local, traçando a rota até o estabelecimento selecionado.
2 - Gaspass
O aplicativo foi criado pelo site Preço dos Combustíveis.
Com base em dados de parceiros, usuários e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o Gasspass mostra os preços praticados nos postos de todo o Brasil.
A partir da lista exibida, basta escolher o posto preferido.
A relação de estabelecimentos leva em conta a localização do usuário, indicada por meio do GPS do celular.
Da mesma forma que o "concorrente" Menor Preço Brasil, o aplicativo traça uma rota até o posto.
3 - Gasoleta
O aplicativo responde uma pergunta comum entre os motoristas: "melhor abastecer com etanol ou gasolina?"
Com base no preço de cada combustível, que deve preenchido pelo usuário, o sistema calcula qual opção é mais vantajosa, tendo economia como principal critério.
De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando seu preço representa mais de 70% do valor da gasolina.
A ferramenta faz essa conta para você.
Vale destacar que esse percentual é apenas uma referência e pode variar de acordo com o modelo do automóvel flex.
4- Waze
Nos dias de hoje, é difícil encontrar um motorista usuário frequente de smartphones que não tenha o Waze instalado em seu celular. Apesar de não ser específico para esse uso, o aplicativo tem uma ferramenta que mostra os preços de combustível da região. Para acessar, é necessário tocar no campo de busca e selecionar o ícone de uma bomba de combustível. A partir de então, aparecerá uma lista com postos de combustíveis e seus respectivos preços.
A grande vantagem é não precisar baixar mais um aplicativo no seu celular. A atualização de valores é feita pelos próprios usuários.
5- Drivvo
O Drivvo funciona como uma verdadeira central de gerenciamento de gastos com o veículo. A cada visita ao posto, o usuário preenche quanto pagou e quantos litros foram adicionados ao tanque. A partir de então, é possível obter informações e média de consumo de gasolina, um dado importante para calcular o gasto mensal do seu veículo. O APP apresenta através de relatórios e gráficos as informações como média de Km/Litro, custos por quilômetro rodado, quilômetros percorridos, assim como cálculo do combustível, seja gasolina, álcool ou GNV, por posto de combustível.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.